sexta-feira, junho 08, 2012

BOLO DE CHOCOLATE



Mais um bolo de chocolate, que pela minha modéstia opinião nunca é demais. :) Nota, do meu provador oficial (filho); Brutalíssimo!

Ingredientes:
-2 chávenas de farinha
-2 1/2 colher de (chá) de fermento Royal
-1/2 colher de (chá) de bicarbonato
-1/2 colher de (chá) de sal
-100 g de chocolate (usei Cacao Sampaka)
-1/2 chávena de água
-1/2 chávena de manteiga ( à temperatura ambiente)
-1 2/3 de açúcar
-3 ovos
-1 colher de (chá) de baunilha
-1 chávena de leite azedo
Derreter o chocolate na água. Arrefecer. Bater a manteiga com o açúcar até ficar fofo. Juntar os ovos um a um de cada vez, bater. Juntar o chocolate derretido na água e a baunilha. Bater muito bem. De seguida juntar alternadamente a mistura de farinha, fermento, bicarbonato e sal com o leite azedo. Deitar o preparado numa forma untada de manteiga e polvilhada de farinha (usei cacau). Vai a forno pré-aquecido a 180ºC, levou 35 minutos

Notas: dica do leite azedo: na chávena do leite, deite uma colher de (sopa) de vinagre e reserve uns 15 minutos, e assim faz o seu leite azedo. Agora a forma convém que seja grande, ou pode usar um tabuleiro.

P.S. Cobri com ganache de chocolate que fiz com 300 g de chocolate (Cacao Sampaka) e 200 ml de natas, derretido em banho-maria. Depois deitei por cima do bolo, e deixei escorrer sem cobrir todo. Enfeitei com uns morangos.

Estou no Facebook aqui!

**Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso.**

[Fernando Pessoa]