quarta-feira, junho 13, 2012

CRUMBLE DE CEREJAS





Trouxeram-me 2 caixas de cerejas de Resende, tinha que dar "conta delas"...pois a comer só como fruta, já sabia que se estragavam, e deitar fora não é de todo a minha maneira de passar pela vida. Fiz doce de cereja, não fiz Licor de cereja, pois ainda tenho uma garrafa. Fiz gelado caseiro com cerejas, fiz um Clafoutis, fiz uma tarte de cerejas. Desta vez apeteceu-me um Crumble de cerejas, e que muita boa hora o fiz. O meu provador oficial (filho) disse: brutalíssimo... vamos à receita.

Ingredientes:
-500 g de cerejas lavadas e descaroçadas
-2 colheres de (sopa) de açúcar amarelo
-200 g de farinha
-100 g de açúcar amarelo
-120 g de manteiga (à temperatura ambiente)
-1 pitada de sal
-um pouco de gengibre ralado (facultativo)

Deitei as cerejas numa forma de tarte de loiça de ir ao forno polvilhei a fruta com as duas colheres de (sopa) de açúcar amarelo. Reservei. Numa tigela misturei a manteiga com o açúcar amarelo, sal, gengibre, quando bem envolvido juntei a farinha e com as mãos misturei os ingredientes muito bem, até fazer um estilo de areia grossa (farofa). Polvilhei as cerejas com essa mistura e levei ao forno pré-aquecido a 200ºC, até alourar. o que foi rápido. Pode servir com uma bola de gelado de baunilha ou outro ao vosso gosto! Já tenho várias receitas de Crumble no blog.

Notas: o gengibre deu um sabor muito subtil, mas simplesmente fantástico...

Aqui fica várias receitas feitas com essa fruta tão deliciosa: cerejas.

Tarte de cerejas.

Gelado de cerejas


Rolo Suiço Floresta Negra,

Estou no Facebook aqui!

**O ridículo não existe; os que ousaram desafiá-lo de frente conquistaram o mundo.**

[Octave Mirbeau]