quarta-feira, junho 20, 2012

LOMBO DE SALMÃO COM SÉSAMO E PURÉ DE NABO




Com esta receita termino a "saga" das receitas Vaqueiro, que me deliciei no curso/workshop. O meu provador oficial (filho) disse: brutalissimo...

Ingredientes:
-4 lombos de salmão selvagem (usei 3)
-sal marinho
-pimenta preta moída na altura
-1 lima, sumo e raspa
-600 g de nabo
-1,5 dl natas (usei 2,5dl de leite)
-2 colheres de coco ralado
-200ml Maionese Calvé com alho (utilizei a maionese Calvé, pois é a que uso, mas foi sem alho)
-Vaqueiro líquida (usei azeite, 1 fiozinho)
-1 malagueta fresca vermelha
-1 colher de sopa de alcaparras (não utilizei)
-sementes de sésamo pretas e brancas

1.Temperei os lombos de salmão com sal, pimenta preta moída na altura e o sumo de lima, e reservei.

2.Descasquei os nabos, cortei em pedaços e coloquei num tacho com as natas (utilizei leite) e o coco ralado. Temperei com uma pitada de sal e levei a cozer em lume brando até estar bem macio. Escorri o líquido em excesso e triturei o nabo com a varinha mágica até obter um puré. Perfumei com a raspa da lima.

3.Coloquei a maionese Calvé dentro de um recipiente.

4.Abri a malagueta ao meio e limpei de sementes. Piquei-a finamente, bem como as alcaparras (não usei), e envolva ambos na maionese. Reserve no frio.

5.Aqueça um pouco de Vaqueira líquida (usei o azeite) numa frigideira e aloure rapidamente os lombos de salmão de todos os lados. (Não deixe cozinhar em demasia, o salmão deve ficar praticamente cru por dentro) Role-os enquanto quentes na mistura de sementes de sésamo.

6.Corte o salmão em fatias grossas e sirva-o com o molho, acompanhado do puré de nabo.

Nota: eu selei o salmão, e depois de envolvido nas sementes, coloquei num pirex e levei ao forno pré-aquecido a 200ºC, durante 8 minutos. Então é assim! O meu filho adora Sushi, e come bastante, mas nunca em casa. A filha não é de todo apreciadora de peixe, então cru, nem vê-lo. Eu sou uma apaixonada por peixe, se pudesse, acho que nunca tocava em carne. Mas Sushi, não gosto mesmo, e não estou interessada, que seja uma das poucas pessoas que não gosta. De modas, não me interessa, se não é do meu agrado. Fretes para agradar, não, não senhora. Então o colocar o salmão no forno, foi mesmo para ficar no ponto, que eu e filha gostamos (cozinhado).

Estou no Facebook aqui!

**Não me digas que este problema é difícil; se não fosse difícil não seria um problema.**

[Ferdinand Foch]