segunda-feira, junho 11, 2012

PENNE COM PLEUROTUS, MANJERICÃO E OVOS MOLLETS



 

 
Mais uma receita que foi feita no meu curso/workshop de cozinha da Vaqueiro, e que adorei! Vamos à receita:

Ingredientes:
-3 ovos (usei 2)
-água
-sal (marinho)
-250 g de penne
-300 g de cogumelos pleurotus
-40 g de Vaqueiro alho (usei azeite)
-pimenta-preta moída na altura
-50 g de amêndoas grosseiramente picadas
-100 g de bacon em cubinhos
-Vaqueira Líquida (usei azeite)
-vinagre
-folhas de manjericão fresco (da minha mini horta)
-queijo parmesão (usei o mesmo ralado)
1.Coloque os ovos num tacho, cubra com água e leve ao lume. Quando ferver tempere com sal e deixe cozer entre 6 a 7 minutos.
2.Num tacho com água a ferver a temperada com sal marinho. Deixe cozer a massa até estar al-dente.
3.Passe os ovos por água fria, descasque-os e reserve.
4.Limpe os cogumelos com papel de cozinha e rasgue-os em tiras.
5.Leve ao lume uma frigideira grande antiaderente com amêndoas e aloure-as levemente. Retire as amêndoas e na mesma frigideira derreta a Vaqueiro alho (usei azeite) e o bacon e deixe alourar.
6.Adicione os cogumelos e saltei sobre lume forte mexendo sempre. Tempere com sal e pimenta-preta moída na altura.
7.Quando a massa estiver cozida, escorra-a, volte a introduzir no tacho e adicione os cogumelos salteados.
8.Junte um punhado de folhas de manjericão, misture bem e coloque no recipiente de serviço.
9.Enfeite com os ovos cortados em quartos e salpique com as amêndoas e lascas de parmesão.

Notas: usei amêndoa palitada, e torrei ligeiramente no forno e usei o parmesão ralado.

P.S. Os meus ovos não ficaram mollets, simplesmente porque os filhos não gostam! Além que a receita pede 6 a 7 minutos, e quem sabe cozer ovos "mollets", sabe perfeitamente que são só preciso 3 minutos. Quem me ensinou a cozer ovos "mollets", ou "ovos a la coque" como sempre me disse, foi a minha tia/madrinha, irmã do meu pai, que desde os 18 anos viveu sempre em Bruxelas até partir há 6 anos. Apesar de ter uma casa em Valladolid uma cidade que eu adoro, pois o meu tio é Espanhol é de Valladolid. Era eu uma criança, quando a minha tia vinha de Férias, lembro-me de ela ao pequeno-almoço comer sempre o "ovo a la coque" com torradas. E como sempre fui curiosa e adorei cozinhar, não foi por eu ser miúda que não me meteu confusão a minha tia comer o ovo com uma colher pequena. Então como eu nunca tinha visto, lembro-me de dizer:- Tia, o ovo está cru! Ao qual ela me explicou a história do mesmo e a precisão da cozedura. Por isso talvez tivesse eu uns 9 anos já sabia cozer os "mollets" ou "ovo a la coque" como quiserem chamar. O cozer os ovos com o vinagre é mesmo só para estes ok? Em questão está a sua cozedura ser curta, e estar o perigo de se apanhar a bactéria "salmonela". Quando se coze os ovos no seu tempo normal (10/13 minutos, conforme o tamanho dos mesmos), não necessita do vinagre, pois a fervura (tempo da mesma) "mata" todas as bactérias. Não, não sou Médica nem tenho pretensão a sê-lo, mas que sempre fui, sou e serei curiosa, é uma grande verdade! Ah, e não confundir curiosa com "cusquice" ok? Sempre tive/tenho curiosidade de saber aprender, agora a "cusquice" não estou nem aí! A vida dos outros, não é a mim que me diz respeito. Só me interessa, a minha própria e a dos filhos, o resto para mim é "paisagem" ou "lane caprine" como eu gosto de dizer.

Estou no facebook aqui!

**Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente. A maioria das pessoas nunca ouve.**

[Ernest Hemingway]