segunda-feira, julho 30, 2012

FILETES DE PEIXE ESPADA PRETO COM BANANA


Já sabem que peixe não é dos "dreams" dos filhos, mas quando é sem espinhas até "marcha" bem! A mãe (eu) como sabe, nunca fui uma mãe de obrigar os meus filhos a comerem o que não gostavam. Com o andar do tempo eles próprios, começaram a gostar de ingredientes que antes diziam: não gosto, mesmo sem provarem.
Hoje posso dizer: que gostam de tudo, excepto peixe, a filha come mas não pode ter espinhas,(peixe sem espinhas, não há). O filho já vai gostando de peixe, mas também diz: o problema do peixe é as espinhas. Quando até está a saber bem, tem logo que aparecer uma espinha para atrapalhar :)!

Então claro, que os filetes são os preferidos dos filhos e eu faço a vontade. Quando vou à MAKRO, nesse dia é peixe na certa para a refeição. Adoramos filetes de peixe espada preto. Mas fiz um agridoce, e como o meu filho é fã, resolvi ir para o meu laboratório (cozinha). Temperei os filetes com sal marinho, pimenta-preta moída na hora, alhos picadinhos, louro e limão. Deixei nesta marinada durante 4 horas. Ao fim desse tempo retiro os filetes da marinada, e numa frigideira com um fio de azeite, "selo" os filetes. É fritar de ambos os lados, mas estilo "vapt-vupt". Depois coloco os filetes num pirex e cubro com uma banana cortada ao meio. Polvilho com pão-ralado, e coloco uma noz de manteiga por cima.  Vai ao forno pré-aquecido a 200ºC, até gratinar. Servi com puré de ervilhas. Quando fiz esta receita ainda ouvi o comentário do filho: brutal, agora é só saudades que começam a doer e muito. AMO-TE.

Estou no Facebook aqui!

"Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira."

[Che Guevara]