quarta-feira, julho 04, 2012

LASANHA DE BACALHAU E ESPINAFRES



Resolvi fazer lasanha de bacalhau. O fiel amigo não é dos "dreams" dos filhos, mas como gostam de lasanha resolvi esconder o dito :).

Cozi um molho de espinafres com sal marinho, depois de cozidos ecoei e reservei.
Lasquei duas boas postas de bacalhau demolhado. Retirei peles e espinhas. Num tacho deitei duas cebolas médias cortadas em rodelas bem finas, 4 dentes de alho descascados e laminados, reguei com um fio de azeite e deixei até a cebola ficar translúcida, juntei o bacalhau envolvi e temperei com sal marinho e pimenta preta moída na hora. É só deixar harmonizar sabores, o que é rápido. Reservei.

Entretanto fiz o molho bechamel. Num tacho coloquei a manteiga, quando derretida juntei a farinha, e envolvo energicamente para envolver e não ficar com grumos. Vou juntando o leite sempre a mexer com a vara de arames até ter a textura que gosto (nem muito grosso nem muito liquido) tempero com sal, pimenta-preta e noz-moscada ralada na hora. A massa da lasanha só gosto da marca pré-cozida Divella, mas cada um usa a que gostar mais,ok?

Montagem da lasanha: num tabuleiro coloco uma camada de bechamel, depois coloco as placas de massa (previamente demolhadas em água quente, estilo vap-vupt), coloquei uma camada da mistura de bacalhau, depois foi de espinafres e de seguida cobri com o molho bechamel. Voltei a colocar massa, bacalhau, espinafres, bechamel e acabei com a massa. Cobri a superfície toda com molho bechamel, e não utilizei queijo.
Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, até ficar gratinado, o que é rápido (estilo 15/18 minutos) a massa está cozinhada. Agora o comentário do filho, apesar de não ser apreciador do fiel: está bom! O comentário da filha: coloca pouco no prato...(sorrisos) não gosta mesmo do fiel. Agora o meu comentário: brutalíssimo....pois, mas eu adoro o fiel, (sorrisos)...

Notas: eu ao passar a massa por água quente é para cozer mais rápido a mesma. Mas já sabem senão vos interessar a minha dica, façam como costumam fazer e esqueçam o que eu escrevi,ok? Agora o molho bechamel, não coloquei medidas pois eu faço a olho e conforme a quantidade que preciso, o que neste caso, fiz mais. Mas para terem uma ideia é uma colher de (sopa) de farinha para cada uma de manteiga, o leite é irem sempre juntando devagarinho e envolver enérgicamente com a vara de arames até ter a textura do vosso agrado,ok? Ah, e nunca esquecer de temperar com sal, pimenta e noz-moscada. Se precisarem de mais alguma dica, é só dizer. Mas também se quiserem utilizar a de pacotes estão à vontade, eu não utilizo, pois quem me segue sabe que eu gosto do que é caseiro.


"Nunca desista de seus sonhos, aprenda a levantar depois de cair, pare de chorar e tome uma atitude por que não temos tempo para nos arrepender."

[Jeniffer Evelin Almeida de Carvalho]