sexta-feira, outubro 05, 2012

CAVALA EM ESCABECHE



Hoje começo com a citação de Óscar Wilde «Meu gosto é muito simples. Gosto do melhor de tudo.»

 Identifico-me na perfeição. Claro, que a leitura desta citação se for interpretada por pessoas "ocas", "vazias" de sentimentos, pensam logo em bens materiais...Para mim: simplesmente o melhor de tudo, é mesmo estes sabores que tenho de infância e que sei, que só eu fazendo os posso recordar de novo. Peixe de escabeche, para mim, é dos maiores manjares. Cavala, Sarda idem aspas...numa das minhas idas à MAKRO, onde ia com desejo de comprar raia, não havia, mas as cavalas estavam lá lindas de morrer, pois, elas já estavam mortinhas, morridas.😂 Mas, quando eu digo que estavam lindas, é porque eram fresquinhas e enormes (1,200kg) cada, trouxe 2 uma pensei logo em fazer este escabeche que já estava apetecer-me há muito. As saudades da minha mãe continua a doer, e os sabores que só ela me soube presentear ao longo da minha vida, estão em alta. Já não tenho os mimos da minha mãe, agora só em memória. Desde que o meu filho partiu, como eu disse: a vontade de cozinhar foi com ele. As saudades já dói e muito! Pois, as saudades dele também andam em alta. O Skype é uma maravilha, pois oiço a voz e vejo o meu filho, mas  tenho saudades dos abraços e cheiro do meu filho, mas voltando à receita que é o que vos interessa.

As cavalas vinham arranjadas  decapitei as sardas.😎 Uma cortei em fatias finas e temperei com bastante sal marinho. Ao fim de cinco horas sacudi o excesso de sal no papel de cozinha absorvi a humidade das postas. Passei as mesmas por farinha de milho fina e fritei em azeite com um dente de alho. (Serve para não queimar o azeite, a dica serve também, para quem utiliza óleo nas frituras). Depois das postas fritas reservei o peixe. Num tacho juntei uma cebola cortada em rodelas finas e três dentes de alhos laminados. Juntei azeite e sempre em lume brando deixei a cebola murchar até ficar translúcida, nessa altura juntei 20 ml de vinagre de vinho branco, e deixei harmonizar sabores e evaporar um pouco. Temperei com pimenta-preta moída na altura, juntei o peixe frito nessa cebolada e deixei até ao outro dia harmonizar sabores. Deliciei-me com uma batata cozida temperada com o próprio molho de escabeche.

Estou no Facebook aqui!


"Saudade é um sentimento que quando não cabe no coração, escorre pelos olhos."


[Bob Marley]