segunda-feira, outubro 29, 2012

COUVE-ROXA À ALEMÃ

 
A falar com a minha amiga Rosarinho sobre o nosso livro da Pantagruel. Ela fala-me desta couve, como acompanhamento do peru no Natal, que por tradição nunca falta na sua mesa. Claro, curiosa como sou, fui logo ao livro ler a receita. Escusado será dizer que pensei logo no meu filho. Pois sei que ele adora estes sabores, mas vou fazer de novo no Natal quando o meu filho estiver. É um acompanhamento excelente para carnes assadas, para quem goste de agridoce. Esta couve serviu para acompanhar um peru assado no forno. Que por estes dias colocarei aqui.

Ingredientes:
-1 couve roxa
-1 colher de sopa de banha e outra de açúcar
-1 cebola
-3 maçãs-reinetas grandes
-1/2 colher de sopa de vinagre
-2 colheres de sopa de vinho branco
-caldo de carne
-sal marinho e pimenta q.b.
Corta-se a cebola em rodelinhas e coze-se na banha até ficar transparente. Adiciona-se a couve em tiras, o açúcar, o vinagre e o vinho branco. Tempera-se com sal e pimenta, tapa-se e deixa-se ferver em lume brando, borrifando de vez em quando com caldo. Quando a couve estiver murcha, juntam-se as maçãs em rodelas, continuando a ferver até tudo cozer sem que a couve fique desfeita. Simplesmente fantástica...

Estou no Facebook aqui!

"A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la."

[Cecília Meireles]