quarta-feira, outubro 10, 2012

FRANGO COM ERVILHAS


Adoro ervilhas. Mas a filha não. Já gostou, mas há uns anitos deixou de gostar. Vamos lá entender os filhos, só que eu, sou uma mãe que como digo, nasci para tal, nunca obriguei nenhum filho a comer o que não gostam, nem agora adultos nem em crianças. Mesmo quando eram pequenos e o pediatra dizia: têem que comer isto e aquilo, eu dizia: ok, Sr. Doutor, mas saia do consultório e obrigar: nunca, pois o mesmo nunca gostei que me fizessem. O meu filho gosta muito de ervilhas, mas como não se encontra em Portugal, faço só "comida de mulheres"(sorrisos) estou com uma "preguicite aguda" de cozinhar. Pois, a vontade de o fazer foi a acompanhar o filho. Mas neste dia apeteceu-me e resolvi fazer para mim só, que ficaram uma delicia. Vamos lá à receita.

Num tacho de barro, piquei uma cebola e dois dentes de alho, juntei um fio de azeite e um molho de salsa e coentros picados. Levei a lume brando só até a cebola ficar translúcida o que é rápido. Depois juntei 3 bons tomates maduros sem casca e cortados em cubinhos muito pequenos, mexi e deixei harmonizar os sabores. Juntei meio frango (este foi mesmo de aviário) cortado aos bocados e sempre em lume brando deixei, misturar os sabores temperei com um pouco de sal marinho 1 colher de (café) de açúcar (em causa a acidez do tomate) e reguei com 50 ml de vinho branco. Quando começou a ferver juntei 1/2 kg de ervilhas congeladas, e deixei cozinhar sempre em lume brado com o tacho tapado. Quando estava "quase", juntei meia morcela cortada às rodelas, temperei com pimenta-preta moída na altura e juntei mais um pouco de coentros picados. Envolvi muito bem e deixei só mais uns minutinho. Apaguei o lume e deixei os sabores se harmonizarem. Servi de seguida e deliciei-me.

Notas: como utilizei frango normal, não foi frango do campo como costumo utilizar. A cozedura do mesmo sabem que é "vapt-vupt" então eu juntei as ervilhas "quase" ao mesmo tempo do frango. Se for preciso juntar um pouco de água.


"Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade."


[Confúcio]