segunda-feira, outubro 22, 2012

MASSADA DE PEIXE [CAVALA]



Neste dia,  tinha estado a conversar com a minha amiga Manuela, outra apreciadora desta maravilha (cavala). Onde ela me fala da massada de cavala. Sendo a minha amiga da Figueira da Foz, contou-me que em Buarcos uma aldeia piscatória, era uma comida que muito os pescadores costumavam levar para o mar. Massada de peixe, adoro, agora de cavala nunca tinha comido, mas sendo um peixe gordo, só podia ficar uma maravilha, como vim a comprovar. Fiz diferente da receita original, pois o peixe é acrescentado em postas.



Temperei esta cavala com bastante sal. Ao fim de cinco horas sacudi o sal e cozi a cavala. Depois de cozida tirei as espinhas da cavala e reservei a mesma. A água coei e reservei tudo no frigorífico. Comprei as cavalas tão fresquinhas, não ia congelar o peixe. Sim, eu sou daquelas pessoas que como peixe fresco (nem sei, se é) e como peixe congelado. Acho de uma "burrice" atroz ouvir pessoal a dizer: ai, eu nunca como peixe congelado. Ok, mas compram peixe fresco e chegam a casa e catrapúm, peixe na arca. Depois quando vão consumir, dizem: é peixe fresco!!! Pois é, acabou de sair da arca/frigorífico. Há peixe congelado muito mais fresco do que o próprio fresco que dizem. Para mim peixe fresco é aquele que se compra aqui na Fonte da Telha ou Costa da Caparica, quando os pescadores puxam as redes, e vendem esse peixe a saltar ainda. O que se compra nos mercados ou grandes superfícies de fresco para mim não têm nada. Tem ótimo especto como o caso das minhas sardas, mas não me iludo. Agora o tachinho que aparece na foto, é só para fazer "bonito" para a foto. Como já disse aqui, tenho imensa loiça, mas desde que tenho o blog estou sempre a comprar, pois canso-me de estar sempre a fotografar o mesmo, por isso também penso que os meus seguidores se cansam de ver sempre o mesmo. Como sou uma mulher que liga e muito aos pormenores ando sempre a comprar loiça, mas claro que não é dúzias e sim peças soltas. Estes tachinhos comprei vários de cores diferentes. Pois acho um miminho para servir com algumas entradas individuais. Comprei na loja CASA quando comprei estes copinhos, estavam em saldo a um preço delicioso (1,99 €) cada. Bem, vamos à receita.


Receita:
Num tacho piquei uma cebola e dois dentes de alho. Juntei uma folha de louro, reguei com azeite e levei a lume brando até murchar a cebola (ficar translúcida). Nessa altura juntei 2 tomates  maduros e sem pele cortados aos bocadinhos. Deixei que os tomates deitassem o próprio suco, nessa altura aumentei o lume e juntei 100 ml de vinho branco. Juntei a água que tinha cozido a cavala e deixei levantar fervura. Nessa altura juntei massa de cotovelinhos e deixei cozinhar. Quando estava quase juntei a cavala reservada e um molho de coentros picados. Retifiquei, o sal e temperei com piripiri. Claro, que depois foi me deliciar...

Estou no Facebook aqui!

"Quem sonha de dia tem consciência de muitas coisas que escapam a quem sonha só de noite."


[Edgar Allan Poe]