segunda-feira, outubro 15, 2012

OVOS ESCALFADOS EM TOMATES RECHEADOS

 
Mais, uma receita do livro de Pantagruel. Simplesmente fantástica... como já disse: ando numa de pesquisar/ler o meu livro.

Ingredientes:
-2 ovos
-2 tomates grandes e carnudos
-recheio de carne
-água, manteiga, vinagre, sal, sal, açúcar e queijo ralado, q.b.

Cortam-se os tomates ao meio, no sentido da largura, esvaziam-se das sementes e dispõem-se, aconchegados, num pirex com a parte cortada para cima. Polvilham-se com sal e uma pitada de açúcar, deita-se em cada cavidade um pedacinho de manteiga, distribui-se todo o recheio pelos tomates, comprimindo-o por cima com uma colher. Mete-se o pirex no forno para assar os tomates, o que é rápido. Escalfam-se os ovos, um a um, em água temperada com sal e vinagre. Tiram-se com uma escumadeira, escorrem-se bem e tapa-se cada tomate com um ovo. Polvilha-se com queijo e metem-se em forno quente, para o queijo alourar rapidamente, sem os ovos secarem. Servem-se de seguida.

Recheio de carne:
-150 g de carne picada (mandei picar porco e peru, usem ao vosso gosto)
-2 fatias de presunto
-miolo de pão(usei metade de uma carcaça/papo-seco, mas usem o pão ao vosso gosto)
-ovo batido
-1 folha de salva
-1 pouco de tomilho
-1 cebola pequena picada
-1 alho picado
-leite, margarina(usei manteiga), óleo (usei azeite), sal e pimenta-da-jamaica q.b.

Cobre-se o pão com o leite. Frita-se a carne e o presunto cortado aos quadradinhos na margarina (usei manteiga). Retira-se  a carne do lume e na gordura junta a cebola e alho tudo picado. Deixa ao lume até a cebola ficar translúcida. Junta uma colher de óleo (usei azeite) à mistura anterior. Junta o pão espremido e a carne com o presunto, o tomilho e salva. Mexe-se durante 5 minutos, tira-se do lume, liga-se-lhe o ovo e volta a calor brando, mexendo sempre até enxugar. Retifica-se de sal e tempera-se com pimenta-da-jamaica.

Notas: estas medidas foram para dois tomates, agora se na vossa casa tiverem que fazer mais é só multiplicarem os ingredientes,ok?


"Não ligo que me olhem da cabeça aos pés. Porque nunca farão minha cabeça e nunca chegarão aos meus pés"

[Bob Marley]