quarta-feira, novembro 07, 2012

BACALHAU ENTALADO

 

  Eu sei, ando mesmo numa de Pantagruel, mas eu sou assim! Quando descubro algo bom, gosto de usar até ficar satisfeita, o que vai levar algum tempo até tal acontecer. Fiz esta receita só para uma pessoa, daí eu colocar só os ingredientes que usei. A filha, bacalhau nem cheirar. Claro, que sabem que é só multiplicarem os ingredientes, pelas pessoas que têm. Além que utilizam um tabuleiro ok?

Ingredientes:
-1 posta de bacalhau demolhada
-2 batatas médias
-1 cebola média
-3 dentes de alhos picados
-1 colher de (sopa) de concentrado de tomate
-salsa picada
-azeite e leite q.b.
Limpa-se o bacalhau de peles e espinhas e faz-se em lascas. Cortam-se as batatas em rodelas finas assim como a cebola. Deita-se azeite no fundo do recipiente (usei um prato fundo de barro) e vão-se acomodando todos os ingredientes em camadas alternadas, regando com fios de azeite, e pinguinhos de concentrado de toma-te, sendo a última camada de rodelas de batata. Espalha-se por cima o resto do concentrado diluído num nadinha de leite e mete-se em forno brando para estufar sem queimar por cima. Deve regar-se duas ou três vezes com colheres do molho que for criando, até ficar pronto.

Notas: na receita não tinha escrito sal, mas eu utilizei, um tiquinho, além que polvilhei um pouco de pimenta Cayenne moída na altura. Ah, e já sabem o meu forno é turbo, o que o meu bacalhau saiu um pouco dourado demais, mas em sabor fantástico...


"Procuro semear optimismo e plantar sementes de paz e justiça. Digo o que penso, com esperança. Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor. Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende. Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir."

[Cora Coralina]