segunda-feira, novembro 05, 2012

CUPCAKES DE MANTEIGA E AVELÃ





   

Esta receita é deste livro, ainda não tinha feito nenhuma, mas também o meu tempo não tem sido muito para me dedicar a uma das minhas paixões (cozinhar). Além que como disse anteriormente sem o meu provador oficial ( filho no País,) a vontade fugiu por magia.... escolhi esta receita, pela sua simplicidade e por não levar frosting.

Estes simples e, ainda assim, elegantes cupcakes têm um sabor amanteigado rico e aveludado. São deliciosos quando servidos mornos, acabados de sair do forno, apenas polvilhados com açúcar em pó. Ficam simplesmente irresistíveis com gelado de baunilha.

Ingredientes: para 12 cupcakes.
-75 g de avelãs
-155 g de manteiga sem sal, cortada em pedaços
-140 g de açúcar em pó, mais um pouco para polvilhar
-155 g de farinha de trigo
-3/4 de colher de (chá) de fermento em pó
-1/2 de colher de (chá) de bicarbonato de sódio
-1/4 de colher de (chá) de sal
-4 claras de ovo grandes (usei as que tenho sempre congeladas, que sobram das sobremesas ou gelados)

Aqueça previamente o forno a 180º C, coloque a grelha no meio. Quando o forno está quente coloque as avelãs espalhadas num tabuleiro durante 10 minutos. Em seguida, transfira-as para uma toalha de cozinha limpa (como convém) e esfregue-as umas nas outras para remover as peles. Deixe-as arrefecer completamente.

Numa caçarola, aqueça a manteiga em lume médio/baixo, mexendo sempre até ficar acastanhada e aromática (5 a 6 minutos)=[Manteiga clarificada]. Reserve, deixando arrefecer ligeiramente.
Coloque as avelãs e 30 g de açúcar em pó numa misturadora e pique finamente (cerca de 1 minuto). Numa tigela, misture a farinha, o fermento em pó, o bicarbonato, o sal, os restantes 95 g mais 2 colheres de (sopa) de açúcar em pó, e as avelãs picadas.
Adicione as claras de ovo e a manteiga clarificada. Utilizando uma batedeira elétrica, misture bem até obter uma massa homogénea (cerca de 2 minutos). Raspe a superfície lateral da tigela, se necessário.
Divida uniformemente a massa pelas forminhas para queques já preparadas (untadas) enchendo-as até meio. Leve ao forno até dourarem ligeiramente quando picar o centro do cupcake com um palito e este sair limpo (18 a 22 minutos), está no ponto. Deixe os cupcakes arrefecerem no tabuleiro sobre uma grelha de arrefecimento durante 5 minutos. Transfira os cupcakes para  a grelha e polvilhe-os levemente com açúcar em pó e sirva-os mornos. (Os cupcakes podem ser arrefecidos completamente e conservados à temperatura ambiente, em caixas herméticas, até 2 dias. Aqueça-os no forno a 150ºC, durante 7 a 10 minutos, polvilhe levemente com açúcar em pó e sirva-os quentes.

Estou no Facebook aqui!

"Sede como os pássaros que, ao pousarem um instante sobre ramos muito leves, sentem-nos ceder, mas cantam! Eles sabem que possuem asas."

[Victor Hugo]