segunda-feira, novembro 26, 2012

SOPA DE SARDA (CAVALA) À ALENTEJANA








Uma sopa Alentejana, que ficou brutal! Para mim como leva pão, é mais uma açorda. Acho que o que a Maria Manuela Limpo Caetano diz sobre as mesmas, tem muita verdade.

«Os títulos das receitas de açordas e de migas são bastantes arbitrários, visto em determinada localidade chamarem migas ao que noutra localidade, às vezes não muito distante, chamam açorda e até sopas. Este caso de nomenclatura constitui invariavelmente um bico-de-obra. O peixe (Diplodus vulgaris), que em Cascais tem o nome de russada, é conhecido no Algarve por safia, na Madeira por seifa e em Sesimbra por cruta. É realmente difícil ser-se prior em certas freguesias...»

( Maria Manuela Limpo Caetano )

Vamos lá à receita. Temperei a sarda com sal marinho, reservei 24 horas no frigorífico. Num tacho coloquei duas cebolas médias picadas e um dente de alho picado. Juntei uma folha de louro e reguei com azeite. Levei ao lume até a cebola estar translúcida, nessa altura juntei 3 tomates maduros (grandes) pelados cortados aos cubos, e um pimento verde cortado em tiras. Sempre em lume brando deixei o tomate largar os seus próprios sucos e murchar o pimento. Nessa altura acrescentei 250 ml de água. Quando levantou fervura sacudi o sal da sarda e coloquei dentro do tacho. Temperei com pimenta Cayenne, polvilhei com orégãos, e coloquei um bom molho de coentros, e fechei o tacho. Deixei cozinhar a sarda sempre em lume brando. Numa sopeira coloquei duas fatias de pão Alentejano e deitei a sopa por cima. Depois coloquei a sarda.  E polvilhei com mais coentros, já sabem é a minha costela Alentejana, adoro coentros, numa encarnação anterior em vez de Lisboeta devo ter sido uma Alentejana com certeza. Quem quiser usar batatas está à vontade, e quando deita a sopa na sopeira coloca na mesma o pão Alentejano. Agora tenho que aplicar o termo do meu filho: brutalíssimo... 

Notas: Não coloquei sal no tacho, pois para mim o sal da sarda é mais que suficiente, mas cada qual sabe como gosta.


...Agradeço todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas, eu não teria saído do lugar. As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas nos auxiliam muito...

[Chico Xavier]