sexta-feira, janeiro 04, 2013

SONHOS COM CREME PASTELEIRO

 

Este Natal fiz as iguarias que costumo fazer sempre. Para mais o filho vinha com saudades de sabores ao "rubro". Para isso estive 3 dias no meu laboratório (cozinha). Só que fiz também algumas iguarias diferentes o caso destes sonhos. Estive 3 dias no Paraíso (cozinha), mas quando abracei o meu filho, ao fim deste tempo de ausencia, parece que tinha regredido no tempo, ao dia do nascimento do meu filho. Um dos dois dias mais felizes da minha vida. Obrigada filho, por seres como és! Sou mesmo uma mulher milionária, tenho dois tesouros (filhos). Por isso todos os dias agradeço a DEUS pela benção que me presenteou: ser mãe dos meus filhos.

Ingredientes:
-300 g de farinha
-7,5 dl de água
-6 ovos
-1 colher de café de fermento
-1 colher de café de sal
-casca de limão
Leva-se ao lume um tacho com a água, a casca fina de limão e o sal. Quando ferver, deita-se duma só vez a farinha, começando imediatamente a mexer com colher de pau até ligar. Depois de ferver um pouco para cozer, deita-se o preparado numa tigela e, deixa arrefecer. Quando frio, junta-se um ovo e começa-se logo a desfazer com a mão a massa cozida, continuando a adicionar os ovos um a um amassando continuamente sem deitar um ovo antes do anterior estar bem incorporado na massa. Junta-se o fermento e bate-se então fortemente com a colher de pau até ficar homogéneo e corredio. Frita-se às colheradas em óleo fervente em lume brando para crescerem e rebentarem e vão-se pondo sobre papel de cozinha. Depois de com uma tesoura dei um corte e com o saco Pasteleiro enchi o interior com o creme.

Ingredientes de creme Pasteleiro:

-60 g de farinha
-200 g de açúcar
-1/2 l de leite
-6 gemas de ovo
-1 colher de (chá) de baunilha
Com o batedor de varas de arames ou (fovet) como agora tem a mania de chamar. Para mim como sempre chamei vara de arames é assim que vai continuar a ser. Bati as gemas com o açúcar até ficarem esbranquiçadas. Envolvi de seguida a farinha junto com a baunilha e depois o leite quente. Levei ao lume batendo sempre com a vara de arames até levantar fervura e "ops" um creme pasteleiro caseiro e simples de se fazer, ok, pelo menos para mim.

Nota: recheei com o creme Pasteleiro, mas se preferirem envolvem em açúcar e canela.

____"Não há lugar para onde correr: as mudanças, quando precisam acontecer, sabem como nos encontrar."_________

Ana Jácomo