quarta-feira, fevereiro 27, 2013

RISSÓIS DE LEITÃO


O filho quando chegou no dia 24 de Dezembro, vinha com apetites de comer leitão, mas ele só gosta do da Bairrada, para não nos deslocar tão longe, fomos comer o leitão à Quinta do Conde ao Restaurante Manjar do Norte. Quem seja apreciador do afamado bichinho, merece a pena deslocar-se ao sitio, pois é mesmo uma verdadeira maravilha. Estaladiço até mais não, a parte das costelas que é a parte que mais gosto, bem, comi, tenho uma leve impressão que nunca tinha comido tanto leitão de uma só vez. Mas, esta história toda para quê? Pois, mas mesmo assim sobrou leitão, pois vem muito bem aviado. Pedi para embrulhar, pois era as partes que tem mais carne, mas não gostamos tanto. Pensei fazer uns rissóis, já há muito que não fazia, pois fritos não é dos meus "dreams", passo meses sem fazer fritos, mas esta carne não se podia desperdiçar, além que eu não gosto, de estragar, nem deitar fora comida. Vamos à receita que faço há anos, e que na altura, retirei do meu livro"Doze Meses de Cozinha".

Ingredientes da massa:
-1 chávena bem cheia de farinha
-1/2 chávena de leite
-1/2 chávena de água
-1 colher de (sopa) de manteiga
-sal

Levei o tacho ao lume com o leite, a água, a manteiga e uma pitada de sal. Quando levanta fervura, deitei de uma só vez, a farinha e, mexendo sempre com uma colher de pau, deixei cozer a massa até se despegar do fundo do tacho, formando uma bola. Retirei do lume e coloquei a massa sobre a pedra da bancada, coloquei as mãos na massa e fui trabalhando a massa até arrefecer. Depois estendi a massa com o rolo e coloquei montinhos do recheio de bechamel com leitão. Dobrei a massa e cortei. Passei os rissóis por ovo batido e pão ralado, e fritei em óleo bem quente.

Entretanto fiz o molho bechamel. Num tacho coloquei a manteiga, quando derretida juntei a farinha, e envolvo enérgicamente para envolver e não ficar com grumos. Vou juntando o leite sempre a mexer com a vara de arames até ter a textura que gosto (nem muito grosso nem muito liquido) tempero com sal, pimenta-preta moída na altura e noz-moscada ralada na hora. Depois juntei o leitão desfiado, sem peles e gorduras, e juntei um pouco de pimenta cayena ao gosto de cada! Servi com um arroz de ervilhas e uma salada verde.

Nota: As quantidades da massa dá para 12 rissóis, o molho: a quantidade é uma colher de sopa de manteiga para uma de farinha, mas já sabem cada qual sabe as quantidades necessárias das suas casas ok?

________Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.________________


Buda