sexta-feira, março 08, 2013

CUPCAKES DE LIMÃO COM GLACÊ





  Esta receita fui buscar a este livro! Só que não utilizei as sementes de papoila, não é porque não goste, pois gostamos do crocante das mesmas, mas quando fui ao frasco (grande) onde guardo os pacotes das várias sementes, estas (de papoila) já tinham passado o prazo de validade. Tinha já tudo preparado, para fazer os Cupcakes, mas não me apeteceu, meter no carro para ir ao Fórum Almada fazer 20 km para comprar as sementes. Pensei: sai mesmo sem sementes. (Sorrisos). O meu provador oficial (filho) disse: brutal, e disse: -Mãe, frosting de queijo é frosting (o que ele mais gosta, o de queijo), mas este glacê está brutal...
Estes cupcakes emanam um fresco aroma a limão. A essência de limão é obtida mediante a combinação de casca de limão ralada, essência de limão e um glacê agridoce de limão. As sementes de papoila adicionam um leve toque crocante. Sirva-os com um chá acabado de preparar.




Ingredientes:12 Cupcakes

-155 g de farinha de trigo sem fermento
-1 ½ c. de sopa de sementes de papoila (não usei)
-1 c. de chá de fermento em pó
-1/4 de c. de chá de sal
-185 g de açúcar
-155 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
-2 ovos grandes, à temperatura ambiente
-1 c. de chá de raspa de limão finamente ralada
-½ c. de chá de essência de limão
-60 ml de natas acidificadas

Glacê de limão
-125 g de açúcar em pó, mais um pouco se necessário
-2 c. de sopa de sumo de limão
-1 c. de chá de essência de limão

Cupcakes:
Aqueça previamente o forno a 180ºC, e coloque a grelha no meio. Unta as formas. Coloquei as formas de papel dentro das formas dos Cupcakes (queques). O que quer dizer que não fiz como a receita pedia.

Numa tigela, misture a farinha, as sementes de papoila (não usei), o fermento em pó e o sal. Noutra tigela, utilizando a batedeira elétrica na velocidade média/alta, bata o açúcar com a manteiga até obter um creme leve e fofo (2 a 3 minutos). Adicione os ovos, a raspa de limão e a essência de limão e bata até obter uma massa homogénea. Adicione a mistura de farinha, batendo sempre a baixa velocidade só até combinar (cerca de 1 minuto). Junte as natas acidificadas e bata apenas até ligar. Raspe a superfície lateral da tigela com o raspador (Salazar ou rapa-tachos) se necessário. Divida uniformemente a massa pelas forminhas de queques, enchendo cada uma com três quartos. Leve ao forno até dourarem; quando picar o centro do cupcake com um palito e este sair limpo (18 a 20 minutos), está no ponto. Deixe os cupcakes arrefecerem sobre uma grelha. Espalhe o glacê sobre os cupcakes.

Modo de preparar o glacê:
Numa tigela, bata o açúcar com o limão e a essência de limão até obter um creme macio; o glacê deve ser fácil de espalhar. Se lhe parecer demasiado espesso, adicione um pouco mais de sumo de limão (umas gotas de cada vez). Se lhe parecer demasiado líquido, adicione um pouco mais de açúcar em pó (1 c. de chá de cada vez).

Nota: cobri 6 cupcakes com o glacê e os outros restantes com Frosting de queijo e polvilhei com as pepitas de chocolate, amendoim. Decorem ao vosso gosto.

P.S. Natas acidificadas: fiz assim: levei as natas a lume brando, quando começou a fervilhar juntei umas gotas de limão o suficiente para espessar as mesmas. Deixei arrefecer completamente antes de usar. O que fiz na véspera de fazer os cupcakes. Se não quiserem ter este trabalho, é só utilizarem o Crème Fraîche (nata espessa), uma dica: no Super Intermaché, tem umas embalagens de 50 cl que custa €1,55 da marca deles Páturages, que pessoalmente gosto, pois gosto de produtos Franceses, de onde é a origem do Intermarché, ok?

___Não é preciso agendar, entrar em fila, contar com a sorte, acordar cedo para pegar senha: a possibilidade de recomeço está disponível o tempo todo, na maior parte dos casos. Não tem mistério, ela vem embrulhada com o papel bonito de cada instante novo, essa página em branco que olha pra gente sem ter a mínima ideia do que escolheremos escrever nas suas linhas.

O que é preciso mesmo é coragem para abrir o presente.___________

Ana Jácome