quarta-feira, março 06, 2013

SOPA DE MASSA COM GRÃO-DE-BICO


 
 
Sopas, nunca pode faltar! Então quando o meu filho está ainda menos. Resolvi fazer uma sopa de grão com massa pois o filho adora todas as sopas que levem massas. Vamos à receita que retirei do meu livro do meu Jamie Oliver..

Ingredientes:
-1 cebola pequena, descascada e finamente picada
-1 talo de aipo, descascado e finamente picado
-1 dente de alho, descascado e finamente picado
-azeite extra virgem
-alecrim fresco, picar as folhas finamente
-2 latas de 400 g de grão-de-bico
-500 ml de caldo de galinha (usei caldo de carne pois tinha cozido carne e aproveitei o caldo)
-100 g de ditalini ou outra variante de massa (usei cotovelinhos chifferini)
-sal marinho e pimenta-preta acabada de moer
-opcional: uma mão-cheia pequena de manjericão ou salsa, usar só as folhas (usei salsa)




Coloquei a cebola, o aipo e o alho, picados bem finos, numa frigideira (usei um tacho) com um fio de azeite extra virgem, juntei o alecrim e refoguei com o lume no mínimo, tapado, durante 15 a 20 minutos, até os legumes estarem tenros e sem cor.
Escorri o grão e lavei-o bem com água fria, depois, juntei-o à frigideira e cobri com o caldo de galinha. Cozi em lume brando durante meia hora, depois, com uma escumadeira, retirei metade do grão e reservei.
Reduzi a sopa a puré na frigideira (no meu caso, foi de tacho), usando a varinha. Juntei os grãos que reservei e a massa, temperei com sal e pimenta e deixei cozinhar, suavemente, até o grão estar tenro e a massa cozida.
Nesta altura, se a sopa estiver demasiado grossa, deite um bocado de água a ferver para a diluir e volte a temperar com sal e pimenta, se for preciso. Polvilhei com salsa

_______Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.________


Fernando Pessoa