segunda-feira, abril 15, 2013

OVAS DE CHOCO



Comi umas ovas de choco no Algarve que simplesmente adorei. Entretanto fui ao mercado da Costa de Caparica, numa das bancas tinha lá chocos "gigantes", pensei fazer uma feijoada de choco, comprei um com perto de 3 kg, onde pergunto à senhora: se o bichinho tinha ovas? Ela responde logo que sim, e se eu quisesse mais ela tinha, pois um senhor tinha levado 3 chocos e não quis as ditas. Pelo que soube o pessoal daqui, não sabe o petisco que é, então não querem levar as ovas. A Isabelita trouxe umas 400 g de ovas e pensei logo fazer um petisco, como tinha comido, pensei no sabor que estava na minha memória, então fui buscar a deliciosa receita. Se é assim que se faz, nem sei!?!?  Confecionei como os sabores que tinha guardado na memória. Se são estes ingredientes como disse anteriormente: nem sei! Vamos lá à receita:



Limpei as ovas muito bem e separei a parte branca da laranja. Coloquei a parte laranja numa tigela e desfiz com um garfo. Reservei.
Numa frigideira grande antiaderente piquei uma cebola nova, 3 dentes de alho devidamente picados, e reguei abundantemente com azeite. Quando a cebola começou a ficar translúcida, juntei a parte branca das ovas cortadas aos bocados, envolvi e deixei fritar as mesmas. Sempre em lume forte, juntei 100 ml de vinho branco todo de uma vez, que se misturou com o azeite e molho que já se tinha formado. Nessa altura juntei um pouco (1 colher de café) de colorau e temperei com sal marinho (pouco). Deixei em lume brando a cozinhar com a frigideira tapada. Quando estavam cozidas, destapei a frigideira, e na tigela, que estava a parte das ovas laranja reservada, juntei um pouco do caldo, e envolvi muito bem. Juntei essa mistura na frigideira e sempre em lume forte envolvi muito bem e deixei os sabores se harmonizarem. No final acrescentei coentros. Ok, simplesmente brutalíssimo como o meu provador oficial (filho) disse. Quando comi no Algarve acompanhava com pão, cá em casa serviu como entrada.

P.S. Quem nunca provou e costuma comprar chocos, amigos (as) nunca mais digam que não querem as ovas ok? Experimentem, pelo menos antes de dizer: não quero. Para quem já provou e gosta, sabe bem do que falo. E nunca esquecendo das pessoas que não gostam, o que digo? Ok, só tenho que respeitar.

_________Nunca se pode concordar em rastejar, quando se sente ímpeto de voar._________

Helen Keller