quinta-feira, maio 30, 2013

FEIJOADA




Feijoada é uma das comidas mais reconfortantes no Inverno. Resolvi fazer. Como o calendário diz, que estamos quase a entrar no Verão, mas as temperaturas dizem o contrário. Fiz a minha tradicional feijoada, pois não a tinha feito desde que o filho chegou.

No tacho coloquei uma cebola picada um chouriço de carne cortado às rodelas e reguei com azeite. Levei a lume brando, até a cebola "murchar" ficar translúcida. Nessa altura juntei 2 colheres de sopa de massa de pimentão e envolvi. Junto a carne de porco cortada em cubos e deixei refogar sempre em lume brando, ao qual fui juntando golinhos de água, conforme era preciso. Temperei com sal e deixei cozinhar a carne. Quando a carne estava cozinhada, juntei um pouco mais de água (pouca) e juntei uma couve lombarda, cortada às tiras e previamente lavada. Deixei cozinhar a couve. Quando cozinhada, juntei feijão encarnado de lata (escorrido) e envolvo muito bem. No fim juntei uma farinheira (que retiro a pele, coloco numa tigela e com um pouco de líquido que cozinhou a carne e couves, deito por cima e com um garfo desfaço, onde fica um polme), envolvo muito bem na feijoada e temperei com pimenta cayenna, deixei só o tempo para harmonizar sabores.

Notas: usei feijão de lata, porque o tempo era reduzido, e não tinha deixado feijão de molho. Mas usem o que mais lhes agradar.

____Liberdade é como saborear um passeio de bicicleta sem precisar apostar corrida com ninguém. Apenas pedalar. No nosso ritmo._______


Ana Jácomo