quarta-feira, maio 15, 2013

LOMBO DE PORCO RECHEADO COM BACON E TOMILHO







Tinha um lombo de porco, resolvi rechea-lo. Primeiro dei um corte (estilo um livro aberto). Depois voltei a dar outro corte (abrir cada parte da carne, a direita e esquerda, como se fosse um livro aberto. A carne ficou com a espessura de um dedo. Polvilhei toda a carne com tomilho fresco esfarelado e alho picado. Cobri a mesma com as fatias de bacon (com pouca gordura). Enrolei a carne como se fosse uma torta, e com um cordel apertei a mesma para segurar o recheio. Coloquei rodelas grossas de 2 boas cebolas num tabuleiro. Coloquei a carne por cima e reguei com mais ou menos 60 ml de azeite, e só. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, até assar e alourar. Servi com batatas recheadas, a receita do Jamie Oliver. Que neste caso foi com bacon e tomilho.

Notas: Não, não esqueci o sal. Só que para mim o sal do bacon com o sabor do tomilho é mais que suficiente. Mas cada um faz como preferir, ok?

Batatas recheadas:

Pré-aqueça o forno a 200º C, enfie a ponta de um descaroçador de maçã ou ananás, ou de um descascador convencional, na batata e rode-o à medida que entra, como se estivesse a descaroçar uma maçã-essencialmente, quer tirar um tubo de dentro da batata. Reserve o núcleo, pois vai usá-lo como tampa. Pique as batatas algumas vezes com um garfo e passe-as por azeite e sal.

Prepare o recheio de cada batata: uma fatia de presunto, polvilhei com tomilho fresco esfarelado  e uma fatia de alho. Rale um pouco de casca de limão e use-a para polvilhar. Dobre e enrole o recheio de forma a parecer-se com uma salsicha e coloque-o dentro de cada batata. Não se preocupe se houver pedaços a sair de cada ponta.


______As oportunidades são únicas____

Já ancorado na Antárctica, ouvi ruídos que pareciam de fritura. Pensei: Será que até aqui existem chineses fritando pastéis?
Eram cristais de água doce congelada que faziam aquele som quando entravam em contacto com a água salgada. O efeito visual era belíssimo. Pensei em fotografar, mas falei pra mim mesmo - Calma, você terá muito tempo para isso... Nos 637 dias que seguiram o fenómeno não se repetiu. As oportunidades são únicas.

Amyr Klink