sexta-feira, junho 28, 2013

BOLO DE CLARAS, COM AMÊNDOAS E CHOCOLATE













Neste dia não me apeteceu congelar as claras, pois é o que faço sempre. As mesmas servem para fazer Pavlova quando apetece. Como tinha bastantes congeladas, mas, deitar fora também não é de todo o meu feitio. Enquanto o gelado estava na sorveteira a fazer, resolvi ligar o forno a 180ºC, separar os ingredientes, e ops, fazer um bolo. Então vamos lá!

Ingredientes:
-4 claras
-180 g de açúcar branco (usei açúcar amarelo)
-130 g de manteiga sem sal (derretida)
-300 g de miolo de amêndoa moída com casca
-1 colher de chá de fermento em pó
-2 c. de (sopa) de cacau (usei Cacao Sampaka)

Com a batedeira bati a manteiga derretida com o açúcar, quando bem envolvido, juntei o miolo de amêndoa, cacau e fermento. Envolvi muito bem com a colher de pau. Depois juntei as claras batidas em castelo firme, mas envolvi só, sem bater. Deitei a mistura na forma previamente untada com manteiga e polvilhada com pão-ralado. Levei ao forno previamente aquecido, no meu forno levou perto de 30 minutos. Já sabem o teste do palito, ok? Assim saiu um bolo brutalíssimo como o meu provador oficial disse.

P.S. Além das claras, outra das coisas que tenho sempre congelado é frutos secos em sacos. De todas as qualidades: ameixas, alperces, passas, amêndoas, nozes, pinhão, noz- macadâmia, avelãs, etc. Assim quando preciso tenho sempre em casa. É só retirar da arca congeladora e ops, está pronto a usar sem o sabor a ranço, que todos os frutos secos ficam, passado um tempo.  Se a dica vos servir óptimo, senão já sabem: canto com ela.

_______Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver._____



Dalai Lama