quinta-feira, junho 20, 2013

PAIXÃO PELO CHOCOLATE [HISTÓRIA PARTE 11 E 12]



         (Imagens retiradas na net)
Já coloquei aqui a história parte 1, 2, 3, 4, 5 e 6, 7 e 89 e 10, agora segue para bingo a 11, 12 e final. Espero que tenham gostado, assim como eu gostei de ler e partilhar.

COMER CHOCOLATE DE UMA FORMA SAUDÁVEL:

Há os que fogem do chocolate como da peste e os que, pelo contrário, encontram sempre uma boa desculpa para saborear, sem se preocuparem com as questões dietéticas. Fanatismos à parte, o que nos interessa é saber como consumi-lo sem medos nem culpas.

Quando se elabora uma dieta equilibrada, há que ter em conta não só aquilo que cada alimento proporciona a nível nutricional, mas também a energia que fornece, para o poder equilibrar com os restantes elementos a incluir na dieta. Além disso, a energia consumida deve ser calculada em função da energia despendida, o que implica que se ponderem vários factores, como a idade, o sexo, o tipo de actividade que se realiza, etc.

Os especialistas em nutrição asseguram que os erros alimentares mais frequentes da actualidade se devem a um consumo excessivo de calorias e à sua má distribuição: demasiadas gorduras de origem animal, fast food , fritos, pouca actividade física, etc.

Partindo desses pontos, as nossas recomendações para um bom aproveitamento dos benefícios que o chocolate pode proporcionar à saúde são os seguintes:

* Seguir uma dieta equilibrada. O que significa comer produtos frescos e naturais. Idealmente, devem prevalecer os cereais integrais, a fruta e a verdura (tanto crua como cozida), alguns frutos secos e sementes; em contrapartida, devem reduzir-se as carnes vermelhas, os enchidos, os fritos e os doces industriais. Numa dieta equilibrada, o chocolate não só é muito bem recebido pelo organismo, como proporciona bastantes nutrientes.

*Escolher chocolate da melhor qualidade. Já nos referimos às diferentes variedades de chocolate existentes no mercado e à forma de reconhecer os de melhor qualidade. Não esquecer que algumas marcas utilizam sucedâneos da manteiga de cacau para baixar os custos de produção. Isso significa incluir gorduras hodrogenadas, prejudiciais à saúde.

*Limitar o consumo a 50 g por dia.

*Praticar exercício físico. Além de os benefícios da actividade física para o organismo serem inquestionáveis, o chocolate é um combustível perfeito para queimar calorias.

CHOCOLATE... SEM ADITIVOS.

O chocolate é um alimento que, apesar de passar por transformações industriais, tem um grande valor nutritivo: fornece vitaminas, minerais e gorduras benéficas. Além disso, não tem aditivos químicos, incluir chocolate numa dieta equilibrada é a melhor forma de aproveitar os seus benefícios.

UMA BOA SUGESTÃO:

*«Como quando se degusta um vinho, ao consumir-se chocolate devem entrar em jogo todos os sentidos. Apreciar a sua cor e o brilho do acabamento, o som seco que emite ao ser partido, o aroma do cacau, que muitas vezes se mistura com o de outros ingredientes, o seu sabor deliciosamente amargo, suavizado pelo açúcar e a sua textura macia, descoberta pela língua.»*
(*Texto do Instituto do Cacau e do Chocolate de Espanha*)

O CHOCOLATE E O AMOR.

Além de estar associado à energia e ao prazer do paladar, o chocolate ocupa um lugar de destaque no domínio do amor: bombons para um aniversário, bolo de chocolate em forma de coração para o dia de São Valentim. E, porque não, uma boa fondue de chocolate para uma noite de paixão?

A sua fama de afrodisíaco também vem do outro lado do Atlântico. Conta-se que Hérnan Cortés foi persuadido de que o cacau tinha esse efeito pela sua criada e posterior amante, a famosa Malinche, uma nativa que Cortés rebaptizou com o nome de Marina. E não era só Marina a acreditar nisso: todo o povo tinha a mesma convicção. O próprio Montezuma, que era um bebedor inveterado de chocolate, fazia com que lho servissem- segundo referem os textos consultados- cinquenta vezes por dia, numa taça de ouro, e consta que o fazia para se manter vigoroso, pois contava com uma «corte» de seiscentas mulheres!...

Os astecas também utilizavam chocolate em sacrifícios aos deuses, funerais ou ritos de iniciação (para os quais misturavam cacau com flores dissolvidas em água da chuva).

Em ocasiões especiais, preparavam um conjunto de substâncias psicotrópicas:«(...) no banquete de coroação de Montezuma, em 1502, serviu-se aos convidados uma mistura de cacau moído e de cogumelos que continuam psiliocibina». (Psilocybin: The Magic Mushroom Gower`s Guide. O.T. Oss; O.N. Oeric).

Alexandre Dumas, no seu Grand dictionnaire de cuisine, também o refere como um reconstituinte para depois de uma função amorosa: «(...) se um homem beber em demasia da taça da voluptuosidade, tome um bom meio litro de chocolate condimentado com âmbar-cinzento [secreção de alguns cetáceos, como o cachalote], nas proporções de setenta e dois gramas de âmbar-cinzento por meio quilo de chocolate e assistir-se-á a maravilhas.»

Qual é, no entanto, a verdade que tudo isto encerra? Faz parte da lenda do chocolate? Como já referimos, o hipotético poder afrodisíaco do chocolate talvez se confunda com o seu poder energético, e se se trata de aproveitar essa energia, cada um fá-lo-á da maneira que lhe parece mais agradável...Apesar disso, também é verdade que algumas das substâncias contidas no chocolate são as mesmas que o cérebro de uma pessoa apaixonada liberta.

Há alguns anos, psicanalistas de Nova Iorque investigaram um grupo de mulheres «viciadas no amor» e descobriram que os seus cérebros apresentavam níveis elevados de feniletilamina  **(ver pág 32)**. Quando o sentimento de amor diminuía, também a produção de feniletilamina baixava. Descobriram assim que o chocolate contém substâncias químicas relacionadas com o sentimento amoroso: comer chocolate pode provocar sensações semelhantes ao enamoramento!

Outros estudos sugeriram que nalgumas mulheres se verifica uma deficiência no mecanismo regulador dos níveis de FEA e que a sua inclinação para o consumo de chocolate - por vezes de forma abusiva - poderia ser consequência de um conflito emocional.

QUANDO NOS APAIXONAMOS.

O nosso cérebro liberta certas substâncias químicas que produzem uma sensação de bem-estar. Há provas cientificas de que o chocolate contém algumas dessas substâncias.


P.S.** Link da página 32**


       (Imagem retirada na net)