quarta-feira, julho 03, 2013

PANQUECAS COM GELADO DE MORANGO E FRAMBOESA (UMA SOBREMESA BRUTAL)


A minha filha, de vez em quando lembra-se de delícias que a mãe (eu) não faço há muito. Então resolve "mandar para o ar":- Mãe, há tanto tempo que não fazes panquecas!!!! Escusado, será dizer: que as ditas saíram logo no outro dia como sobremesa. Claro, fui mais longe, resolvi fazer uma sobremesa com o gelado que tinha feito aqui! Enfeitei com chantilly caseiro (feito com natas Longa Vida) ganache de chocolate e pepitas de chocolate, ok, uma sobremesa brutal para este Verão com cara de Inverno, infelizmente para mim. Pois o que eu adoro é Verão, Verão e Verão! Como nesta encarnação não fui/sou milionária para andar atrás dele, há que levar com esta treta de tempo...

P.S. Esta sobremesa, já saiu há um tempinho, daí eu estar a referir-me ao tempo. Agora o tempo está como gosto: Calor :).


Receita das minhas panquecas: já fiz aqui!

Ingredientes:

-1 cup de farinha (igual a 1 xícara)
-1 colher de sobremesa de fermento em pó Royal
-1/2 colher de chá de sal
-1 cup de leite (igual a 1 xícara)
-1 colher de sopa de açúcar baunilhado (que eu tenho sempre o meu caseiro, como já passei a dica há uns anitos«depois de me servir das vagens de baunilha, limpo, as mesmas, e vão morar para dentro de uma caixa de açúcar»)
-2 ovos
-1 colher de sopa de manteiga sem sal derretida
-2 colheres de sopa de açúcar

Numa tigela bate as gemas com o leite. Adiciona os secos peneirados aos poucos e batendo sempre com uma vara de arames para não deixar fazer grumos. Depois deite a manteiga derretida envolva e reserve. Bata as claras em velocidade alta até começar a ficar firme junte as 2 colheres de sopa de açúcar e continuando a bater até formar suspiro firme. Agora vá misturando esse suspiro aos poucos à mistura reservada e vá envolvendo mas, não bata é mesmo envolver ok? Agora aquece a frigideira ao lume e besunta com manteiga e deita 1/2 cup (1/2 xícara) da massa preparada deixa cozinhar em lume brando até ver que começa a fazer borbulhas a massa está na hora de virar com a ajuda de uma espátula. Antes de voltar a colocar de novo a massa limpa a frigideira com papel de cozinha e volta a besuntar de novo com manteiga. E assim sucessivamente até terminar a massa.

Notas: Coloquei uma panqueca num prato, por cima da mesma coloquei uma bola do gelado, cobri com chantilly e ganache de chocolate. Coloquei de novo outra panqueca dobrada ao meio por cima e voltei a colocar umas rosetas de chantilly, ganache de chocolate e pepitas minis de chocolate. Claro, que ficou brutal dito pelo meu provador oficial (filho). A minha Princesa, nem preciso de dizer: lambuzou-se (Sorrisos). Ah, mas se preferirem com crepes, estão à vontade, está aqui a receita, ok?

_______________A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás pra frente. Nós deveríamos morrer primeiro, nos livrar logo disso.

Daí viver num asilo, até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você trabalha 40 anos até ficar novo o bastante pra poder aproveitar sua aposentadoria. Aí você curte tudo, bebe bastante álcool, faz festas e se prepara para a faculdade.
Você vai para colégio, tem várias namoradas, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho de colo, volta pro útero da mãe, passa seus últimos nove meses de vida flutuando. E termina tudo com um ótimo orgasmo! Não seria perfeito?______________

Charles Chaplin