segunda-feira, setembro 16, 2013

CUPCAKES GIRASSOL




Resolvi fazer uns cupcakes, para a festinha do 1º aniversário do neto da minha amiga Manuela. Apesar de estar num dia sem muita inspiração (também tenho muitos desses dias, pois sou igual a qualquer mulher, tenho dias de apetites...e, este dia foi um deles, sem apetite). Mas, pronto o Gabriel não tinha culpa, então resolvi fazer uns girassóis, pois "SOL" para mim é vida, alegria simplesmente é tudo.

Ingredientes:
-120 g de farinha
-140 g de açúcar
-1 colher de café de fermento
-40 g de manteiga sem sal
-120 g de leite gordo
-1 ovo
-5 gotas de de baunilha liquida
-1 pitada de sal
Pré-aqueci o forno a 180ºC, e coloquei as bases de papel dentro das formas. .Coloquei a manteiga e o açúcar numa taça e misturei com a batedeira elétrica até ficar fofo. .Acrescentei a farinha e o fermento e bati tudo até ficar incorporado. .De seguida adicionei lentamente o leite e continuei a bater. .Juntei o ovo e o extrato de baunilha e misturei muito bem até ficar macio. .Deitei a massa nas formas, mas enchi apenas até 2/3 das bases dos CupCakes. .Levei ao forno até estar cozido, entre 18 a 20 minutos (o teste do palito é infalível) .Deixe arrefecer alguns minutos e retire-os das formas. Adicione o frosting apenas quando os CupCakes estiverem frios.

Frosting de creme de queijo:
-300 g de açúcar em pó
-50 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
-125 ml de queijo creme (frio)
-1 pitada da ponta da faca de corante amarelo
Com ajuda da batedeira elétrica, a uma velocidade média, bata o açúcar em pó juntamente com a manteiga até estar tudo incorporado. .Junte o queijo creme e bata a uma velocidade média durante 4 minutos, até estar bem fofo, depois junte o corante e bata até envolver bem a cor (o que é rápido). Não deixe bater demais, para que o frosting não perca a consistência

P.S. Nunca esquecer o "Salasar" (rapa tigelas, ou o que quiserem chamar), pois é um utensílio muito importante enquanto se faz o frosting (ir raspando as laterais da tigela). Agora a decoração como disse anteriormente, não foi um dia de grande inspiração. Vamos ver com fiz: barrei as superfícies dos cupcakes com o frosting, coloquei no topo uma bolacha Oreo, e com o saco pasteleiro com um bico liso e fino, fui fazendo uns "rasgos" de sol, de dentro para fora (da bolacha para fora).


_______(...)Às vezes, o que precisamos está tão próximo... Passamos, olhamos, mas não enxergamos. Não basta apenas olhar. É preciso saber olhar com os olhos, enxergar com a ALMA e apreciar com o CORAÇÃO. O primeiro passo para existir é imaginar. O segundo é nunca se esquecer de que querer fazer é poder fazer, basta acreditar'. (...)__________

(Pedro Bial)