segunda-feira, outubro 14, 2013

BOLACHAS RECHEADAS COM CREME DE CHOCOLATE



Esta receita retirei a ideia deste livro, mas alterei a mesma. Não usei canela e juntei 80 g de coco, o que ficaram umas bolachas "brutais" como o meu provador oficial (filho) disse. Deu 24 bolachas, recheadas deu 12.


Ingredientes:
-125 g de manteiga amolecida (usei sem sal)
-75 g de açúcar em pó
-115 g de farinha (sem fermento)
-40 g de cacau em pó
-1/2 c. de chá de canela em pó (não usei)

Recheio:
-125 g de chocolate preto, partido em pedaços (usei em pepitas)
-50 ml de natas espessas

Aqueci o forno a 160ºC. Forrei dois tabuleiros com papel vegetal. Bati a manteiga com o açúcar numa tigela até ficar leve e fofo. Peneirei a farinha, o cacau e a canela (não usei), mexi até formar uma massa. Estendi a mesma entre duas folhas de papel vegetal até ficar com 3 mm e espessura (mais ou menos). Cortei-a com o corta bolachas em círculos e coloquei nos tabuleiros. Levei os mesmos ao forno pré-aquecido durante 15 minutos, ou até ficarem firmes ao toque. Quando prontas retirei do forno e deixei arrefecer um pouco antes de passar as bolachas para a rede metálica para arrefecerem completamente. Entretanto, fiz o recheio. Derreti o chocolate junto com as natas em banho-maria, mexi até ficar uma mistura suave. Deixei arrefecer e a seguir levei ao frigorífico até ficar firme. Depois foi colocar uma colher do recheio em metade das bolachas e colocar a outra por cima (estilo sanduiche), polvilhei com cacau, e servir.

Notas: Como disse anteriormente não usei a canela e juntei 80 g de coco ralado.

______A alma é sábia: enquanto achamos que só existe dor, ela trabalha, em silêncio, para tecer o momento novo. E ele chega.______

(Ana Jácomo)