quarta-feira, outubro 23, 2013

BOLO HOLANDÊS



Retirei esta receita deste livro "Pastelaria Moderna". Um bolo muito parecido com o bolo marmore, mas com uma textura e sabor (canela) muito diferente, mas, igualmente delicioso. Vou escrever a receita tal e qual está no livro, depois no final digo a dica (erro) que para mim a receita original tem.

Amassa-se 125 g de manteiga com 300 g de açúcar. Depois de bem amassada, juntam-se dois ovos inteiros, bem batidos, e, continuando a bater, vão-se juntando dois decilitros de leite, uma colherzinha de chá de canela e umas pedrinhas de sal. Em seguida adicionam-se 300 g de farinha e uma colher de sopa de fermento. A uma parte da massa juntam-se 100 g de chocolate em pó. Numa forma untada de manteiga e polvilhada de farinha, deita-se metade da massa sem chocolate, por cima desta a que tem chocolate e, por último o resto da massa. Vai ao forno a cozer brandamente. Levei ao forno pré-aquecido a 170ºC, levou 25 minutos, mas, já sabem o teste do palito, ok?»

Notas: Na receita diz para se juntar o leite à mistura da manteiga, açúcar e ovos. Eu, fui juntando o leite e a farinha (secos)alternado, pois como sabem se juntassemos o leite à mistura como pede a receita, a mesma só podia talhar. Para mim, foi um "erro" gráfico.

______Quem olha fora, sonha. Quem olha dentro, desperta.______

(Carl Gustav Jung)