quarta-feira, outubro 16, 2013

BRIOCHE/PÃES DE DEUS/CROISSANTS COM RECHEIO DE CHOCOLATE



A minha filha trouxe mais uma receita do Chefe Francisco Pavia. A receita da massa de brioche, que depois de feita deu uns Pães de Deus e uns croissants com chocolate, deliciosos...Vamos à receita!



Ingredientes:

-1 Kg de farinha (usei Branca de Neve)
-1 ovo
-200 g de açúcar
-200 g de margarina (especial bolo rei)
-30 g de melhorante
-50 g de fermento de padeiro
-bebida q.b.
-leite q.b.

Desfiz o fermento de padeiro, com um pouco de leite morno, e reservei. Na banca coloquei a farinha com o açúcar misturado, fiz um buraco no meio, onde deitei o ovo e a margarina amolecida. Com as mãos fui amassando juntei um cálice de aguardente velha e continuei sempre a amassar, fui juntando o leite e o fermento desfeito no leite anteriormente, e fui amassando até a massa se desprender das mãos (estilo massa do pão). Fui amassando e batendo com a massa na banca, e assim sucessivamente. Ao fim de algum tempo coloquei a massa dentro de uma tigela, e tapei com um pano de cozinha e deixei a levedar. Ao fim de umas horas retirei a massa da tigela e continuei a amassar, e bater com a mesma na banca (tanta pancada que dei na massa, coitadita). Foi de novo a levedar. Ao fim de algumas horas voltei a amassar a massa, e ver se já tinha a textura pretendida (esticar um pouco com as mãos e a mesma não partir, nem ficar com buracos quando a esticarmos fina). Quando achei que estava estiquei metade da massa, e fiz uns triângulos, onde coloquei chocolate preto em pepitas, e fui enrolando até parecer um croissant. (Sim, eu disse parecer!?!?) A filha com o resto da massa foi fazendo bolas em cima da banca (estilo a mão em conchinha e a massa dentro, foi enrolando até achar que estava uma bola lisa. Eu ainda tentei fazer uma, mas a filha disse logo:-Mãe, a tua bola está mal feita, tem que ficar lisinha, ok, ela com as suas mãos delicadas, e paciência (que por acaso no dia eu estava sem ela), foi fazendo as bolas e colocando nos tabuleiros forrados com papel vegetal. Pincelei os croissants, e pães de Deus com ovo batido. Nas bolas (pães de Deus) coloquei o preparado do coco e pressionei. Levei ao forno pré-aquecido a 170ºC, Até cozer e alourar.

Cobertura dos pães de Deus:

-200 g de açúcar
-200 g de coco ralado
-3 ovos

Misturar o açúcar e coco numa tigela. Juntar o ovos batidos e envolver tudo muito bem até se formar uma pasta. Depois é colocar nas bolas (pães de Deus).

P.S. Não utilizei melhorante.

_______Pobre de quem tem medo de correr os riscos...talvez não se decepcione nunca, nem sofra como aqueles que tem um sonho a seguir...quando olhar para traz...vai escutar seu coração dizendo...desperdiçaste tua vida...!_________

(Paulo Coelho)