sexta-feira, outubro 25, 2013

CHANFANA DE PÁ DE PORCO





A parte da carne de porco, que acho mais gostoso é mesmo a pá . Apesar de ser uma das carnes mais baratas, para mim é de longe das mais saborosas. Sendo os filhos fãs do tempero da chanfana, mas não gostando, de cabra brrr, nem sendo grandes fãs de borrego ou cabrito, costumo fazer com outras carnes. Vamos à receita.

Num caçoilo de barro preto coloquei a carne cortada aos cubos, uma cebola descascada e cortada aos cubos, 4 dentes de alho com casca e esmurrados, 1 folha de louro, um molho de salsa, cinco cravinhos de cabeça, sal marinho, piri-piri, 2 colheres de (sopa) de banha, 1 dl de azeite e cobri a carne com um bom vinho tinto. Deixo nesta marinada, durante 24 horas, ao fim desse tempo levo ao forno a 150ºC,  ao fim de 1 hora aumento o calor do forno para 180ºC e deixo cozinhar e cozer a carne e harmonizar sabores

Notas: eu quando digo: um bom vinho, não estou a brincar. Pois a qualidade do vinho ajuda e muito o sabor de uma boa chanfana, seja ela de cabra, borrego, etc... E se quiserem acentuar o sabor da chanfana. Quando cozinhado, desligam o lume e no outro dia ligam de novo o forno, e aqueçam a dita, pois aí é que fica mesmo de outra dimensão.

__________Aquele que se eleva nas pontas dos pés não está seguro.___________

(Lao-Tsé)