segunda-feira, novembro 25, 2013

PÊROS ASSADOS NO FORNO COM LICOR DE CANELA



Neste dia fiquei "aguada" com estas peras da minha amiga Sandra. Como perto da minha casa não encontrei as ditas, resolvi fazer uns pêros Fuji que tinha comprado. Gosto de maçã reineta crua, mas assada não é dos meus "dreams"... Claro, que tenho de encontrar as peras de Inverno que a Sandra fala na sua receita, mas para a falta, estes pêros ficaram de se comer (ajoalhada). Vamos ver como fiz.



Lavei os pêros e retirei o caroço. Num tabuleiro coloquei a fruta. Dentro dos pêros coloquei um pau de canela. Numa tigela coloquei 150ml de água, 50 ml de licor de canela e 2 colheres de sopa de açúcar amarelo. Envolvi muito bem até o açúcar estar bem envolvido no liquído, e deitei a mistura por cima dos pêros, levei a forno pré-aquecido a 180ºC. Na cozedura (assadura) dos pêros, fui sempre regando com o molho que se formou.

P.S. Eu sei, que na zona do Norte, chamam maçãs e não pêros. Mas na minha Cidade linda (Lisboa) sempre se chamou pêros, maçãs só há as maçãs Reinetas e lembro-me em criança haver umas maçãs riscadinhas com um cheiro que até doía. Há dias no mercado encontrei as maçãs da minha infância, não tinham aroma, mas agarrei logo e cheirei, ups, nadica de cheiro. Tudo desaparece com o tempo, até o cheiro divino das maçãs que a minha mãe comprava.

__________A única coisa que importa é colocar em prática, com sinceridade e seriedade, aquilo em que se acredita.___________

(Dalai Lama)