sexta-feira, janeiro 17, 2014

BOLO CHIQUITA [MEU ANIVERSÁRIO]



Há pessoas que fazem sempre o mesmo bolo para os aniversários. Sou diferente (ai, como adoro ser :)). Os bolos dos filhos e o meu têm de ser diferentes de ano para ano. Quem me segue sabe que assim tem sido. Agora também digo, para quem tem mais de uma centena de bolos postado, começa a ser difícil a escolha, mas encontro sempre algo nas minhas pesquisas dos meus adorados livros :). Este retirei da coleção de livros "Cozinha de Portugal Algarve" de Maria Odette Cortes Valente. Um bolo que ao ler a receita "babei" amêndoa e doce de gila, o que melhor que estes ingredientes para o meu bolo de aniversário? Um bolo da zona de (Bensafrim). Na receita original não pedia para cobrir o bolo, mas eu resolvi cobrir com ovos moles, ai, ai, é tão bom esta cobertura...:) ah, e nota final do meu provador oficial (filho): Brutal! Vamos à receita.



Ingredientes:

-500 g de miolo de amêndoa
-4 ovos
-250 g de açúcar
-200 g de chila (usei 300 g do meu adorado doce gila)
-25 g de farinha
-raspa da casca de um limão

Deitei numa tigela os ovos inteiros, o açúcar, a amêndoa moída grosseiramente com casca, a raspa da casca do limão e farinha. Envolve-se tudo sem bater. Deitei metade da mistura numa forma untada com manteiga forrada com papel vegetal e de novo untada com manteiga. Cobri com o doce gila e por cima deitei a restante mistura. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC. Até cozer o bolo. A receita pedia um tabuleiro, mas como a Isabel é do contra :) fui de forma de bolo Inglês. Depois de frio retirei o bolo da forma e cobri com ovos moles.

Ovos Moles:

-300 g de açúcar
-água
-3 gemas + 1 ovo

Coloco o açúcar no tacho e cubro o mesmo com água. Deixo ferver até ficar um ponto de pérola fino, quando atingido o ponto retiro o tacho do lume e deixo arrefecer. Quando frio junto as gemas batidas com o ovo, envolvo muito bem com a vara de arames e levo ao lume até engrossar (cozinhar os ovos) o que é rápido. Assim temos um creme de ovos moles caseiro (se é que posso ter a pretensão de dizer tal, pois os ovos vêm do Hipermercado :).

Bom mesmo é ir à luta com determinação,
abraçar a vida com paixão,
perder com classe
e vencer com ousadia,
porque o mundo pertence a quem se atreve
e a vida é "muito" para ser insignificante.

(Augusto Branco)