quinta-feira, janeiro 30, 2014

LICOR DE ALPERCE [2º PARTE E FINAL]



Os meses este Ano passaram a correr, pelo menos para mim. Quando fiz aqui o licor disse que passado 3 meses estaria aqui a colocar o produto final, se Deus quisesse, claro que (ELE) quis (sim, ELE é meu amigo) só que não tive tempo, e como quem percebe de licores (eu continuo a não perceber, e continuo a não gostar de álcool) disse-me que quanto mais tempo a aguardente estivesse em infusão com a fruta melhor. O mesmo se passa quando o licor finalizado, deve-se esperar um pouco até beber, pois quanto mais tempo de espera mais refina o seu sabor. Acredito.

Levei ao lume 3/4 L de água com 900 g de açúcar até fazer um ponto de pérola leve, o que como sabem é rápido. Reservei até arrefecer completamente. Coei a aguardente num passador de rede para um jarro, entretanto fui esmagando os alperces com um garfo para retirar todo o liquido que tinha absorvido na infusão. Quando retirado todo o liquido voltei a coar o mesmo mas agora com um passador de algodão para dentro da calda já fria. Mexi muito bem com uma colher de pau para envolver bem os líquidos depois foi colocar nas garrafas. Deu estas duas da foto e mais uma. Os licores saem de casa da Isabelita a uma velocidade vertiginosa :).

_____Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser._____

(Santo Agostinho)