sábado, fevereiro 15, 2014

BOLACHAS DE CHOCOLATE



Mais umas bolachas de chocolate :). Esta receita saltou da minha "bíblia" O livro de Pantangruel. Vamos à receita que eu dupliquei e deu 20 bolachas I LOVE YOU, e 60 bolachas pequenas!


Ingredientes:

-225 g de farinha
-120 g de açúcar
-110 g de manteiga
-60 g de chocolate preto (usei Cacao Sampaka)
-1 ovo
-1/2 c. de chá de fermento em pó
-1/4 de c. de café de baunilha em pó (usei liquida)
-1 pitada se sal

Derreti o chocolate em banho-maria e, fora do lume, juntam-se o açúcar, o sal, a manteiga, o ovo e a baunilha e bati até ligar. Peneirei a farinha com o fermento, incorpora-se metade no chocolate, deita-se o resto da farinha e amassa-se muito bem. Estende-se a massa sobre a pedra enfarinhada, deixando-a com cerca de 3 milímetros de espessura. Cortei as bolachas com os corta-bolachas de dois tamanhos, umas carimbei:). Levei os tabuleiros ao forno pré-aquecido a 200ºC, (calor esperto para não alastrarem) durante 10 a 12 minutos (as minhas levaram 8 minutos).

P.S. Como escrevi, dupliquei os ingredientes. Ah, e opinião do meu provador oficial (filho) e restante pessoal: brutalíssimas...

"Não fique triste quando ninguém notar o que fez de bom. Afinal, o sol faz um enorme espetáculo ao nascer, e mesmo assim, a maioria de nós continua dormindo."

(Charles Chaplin)