segunda-feira, março 03, 2014

CAKE POPS



Estes Cake Pops, foi os que foram convidados na minha mesa de Natal. Ou seja, já estavam em rascunho há um tempinho :)fora as receitas que tenho em rascunho que podem crer são muitas.

Ingredientes:

-120 g de farinha de trigo (usei Branca de Neve)
-2 c. de sopa de cacau em pó sem açúcar
-3/4 de c. de chá de fermento em pó
-1/4 de c. de chá de sal
-90 g de chocolate meio amargo, picado (usei Cacao Sampaka)
-170 g de manteiga sem sal, em pedaços
-215 g de açúcar
-3 ovos grandes à temperatura ambiente
-1 c. de chá de essência de baunilha (usei liquída)

Aqueça previamente o forno a 180ºC, e coloque a grelha a meio. Forre um tabuleiro com 12 taças para queques com forminhas de papel.
Numa tigela, misture a farinha, o cacau em pó, o fermento e o sal. Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria mexendo sempre até obter um creme homogéneo. Retire do banho-maria e deixe arrefecer.
Com uma colher de pau, misture o açúcar no creme de chocolate até combinar.
Adicione os ovos, um de cada vez, batendo entre cada adição até ligar.
Em seguida, misture a baunilha. Adicione cuidadosamente a mistura de farinha, envolvendo apenas até não existirem vestígios de farinha. Não bata demasiado.
Divida uniformemente a massa pelas forminhas para queques, enchendo cada uma a três quartos. Leve ao forno; quando picar o centro do cupcake com um palito e este sair apenas com algumas migalhas agarradas (22 a 24 minutos), está no ponto. No meu forno levou 20 minutos. Deixe os cupcakes arrefecerem no tabuleiros sobre uma grelha de arrefecimento durante 5 minutos. Transfira os cupcakes para a grelha e deixe deixe-os arrefecer completamente. Ao fim desse tempo retirei os cupcakes dentro das formas de papel e com as mão amachuquei os mesmos até fazer umas bolas com a massa cozida, claro que podem fazer mais pequenas ou até comprarem a maquinita de fazer os cake pops, mas como quem me conhece sabe que detesto tudo o que estorva, era só mais uma maquinita, e assim os meus ficam com um ar mais artesanal como eu gosto, pois são os meus :) depois de bolinhas feitas ao tamanho e gosto de cada, espeto um pauzinho e coloco os cake pops no frigorifíco até endurecerem. A seguir é só envolverem em chocolate derretido em banho-maria e enfeitarem ao gosto de cada. Os enfeites dos meus foi do mais simples. O chocolate para os envolver já sabem usei Cacao Sampaka.

"...depois de todas as tempestades e naufrágios o que fica de mim e em mim é cada vez mais essencial e verdadeiro."

(Caio Fernando Abreu)