sexta-feira, abril 25, 2014

25 DE ABRIL

                                          (Imagem retirada da net)

Faz hoje 40 anos que se deu a Revolução. Tinha eu 15 anos. Não percebia nada do que se estava a passar, só sei que o meu pai não me deixou ir para Campo de Ourique abrir a minha loja, e quis que os 3 filhos não saíssem de casa. O meu pai só pediu ao Sr. António o dono da Pastelaria Colóquio que era no nosso prédio, para embrulhar uma grande encomenda de bolos secos e não só! A Isabel (eu) pensei logo é dia de festa :). Mas na ignorância só podia. Depois fui-me apercebendo o que se estava a passar, mas mesmo assim sempre na ignorância... Passados uns dias no dia 1º de Maio é que fiquei feliz, pois a PIDE já não vinha buscar o meu irmão e o mesmo já não iria para a Guerra. Aí é que fiquei esclarecida, o porquê da minha saudosa mãe chorar sempre no dia do aniversário do meu irmão, e nunca chorar no meu ou da minha irmã. Cada aniversário do meu irmão era sinal que estaria mais perto da partida para a Guerra... Nesse dia fiquei rouca e os meus irmãos igualmente, andamos de carro com o meu saudoso pai, todo o dia a gritar fora das janelas do mesmo por Lisboa a nossa Cidade linda. Eu falo por mim, eu gritava de felicidade, mas era só pelo meu irmão não voltar a ser preso em Caxias e não ter que ir para a Guerra, pois continuava na ignorância, não percebia nada.

Passado 40 anos, quando oiço o pessoal a falar mal do País, esquecem-se que se hoje tem a LIBERDADE para falar mal ou bem, deve-se a esse dia 25 de Abril de 1974. Se não tinham que comer e calar. Mas como somos um Povo que nunca está satisfeito com nada é normal falarem, pois fazer que era bom, está quieto. Não quer isto dizer que estou feliz com o que se está a passar no meu País, não estou satisfeita com o que fizeram do meu País, mas a culpa não é só de um Governo e sim de uma miscelânea de Governos que nos desgovernaram em vez de GOVERNAR.

Eu sei, que o 25 de Abril trouxe muita coisa boa,  eu estar aqui a escrever o que me vai na alma é uma delas... até a foto que ilustra este texto se deve a esse dia :).
 
 
"Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo."

(Martin Luther King)