domingo, abril 27, 2014

CORNUCÓPIAS RECHEADAS COM OVOS MOLES EM MASSA FILO


Sobrou 3 folhas de massa filo de uma entrada que tinha feito. Tinha feito doce de ovos e fios de ovos. Resolvi fazer umas cornucópias com esta delicada massa filo. Vamos ver como fiz:

Pincelei as folhas uma a uma com manteiga derretida. Juntei as folhas umas por cima das outras. Cortei umas tiras que enrolei nos cones das cornucópias. Coloquei as mesmas no tabuleiro forrado com papel vegetal, levei ao forno pré-aquecido a 180ºC. Durante 10 minutos. Retirei do forno e deixei arrefecer completamente as cornucópias. Coloquei o doce de ovos no saco pasteleiro e preenchi as ditas e coloquei fios de ovos na entrada ao qual fiz uma pequena pressão para os mesmos agarrarem ao doce de ovos. Fiz 6.


Ovos Moles:


-300 g de açúcar
-água
-3 gemas + 1 ovo

Coloco o açúcar no tacho e cubro o mesmo com água. Deixo ferver até ficar um ponto de pérola fino, quando atingido o ponto retiro o tacho do lume e deixo arrefecer. Quando frio junto as gemas batidas com o ovo, envolvo muito bem com a vara de arames e levo ao lume até engrossar (cozinhar os ovos) o que é rápido. Assim temos um creme de ovos moles caseiro (se é que posso ter a pretensão de dizer tal, pois os ovos vêm do Hipermercado :).


Fios de ovos

-1/2 Kg de açúcar
-12 gemas de ovos
-3 dl de água

Separadas completamente das claras, tiram-se às gemas, com os dedos, as películas que as revestem. Passam-se por passador de rede fina sem bater nem mexer, deixando-as escorrer lentamente. Põe-se o açúcar no lume com água, para levantar fervura, conservando-o em lume forte, mas que deve incidir somente no centro do tacho, para ferver do meio para os lados. Isto é fundamental para que as meadas fiquem perfeitas sem que os fios se embaracem ou se partam. Deitam-se as gemas no funil próprio de 3 bicos, tapam-se os orifícios do funil com os dedos e, com o açúcar em ponto baixo, destapam-se os orifícios e anda-se com o funil à roda do tacho. As gemas cairão em fios, fazendo uma meada, que se vai tirando de vez em quando com um garfo para um prato molhado com água e separando os fios com o garfo, com cuidado para não os partir. De cada vez que se tira uma meada, deita-se no tacho uma gota de água para fazer parar a fervura e evitar que o ponto de açúcar engrosse antes de cozer a meada seguinte. A grossura dos fios depende da altura em que se mantém o funil. Quando mais alto estiver, mais finos ficam, mas não se deve levantar demasiadamente para evitar que se quebrem. Para fazer grandes meadas de fios de ovos, é indispensável que no tacho haja bastante calda.

P.S. A receita de ovos moles e fios de ovos moles eu tinha feito para a Pavlova. As 6 cornucópias, recheei e enfeitei as mesmas com um resto que sobrou,  nada se deita fora tudo se transforma :).


"O que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum...
é amar mais ou menos, sonhar mais ou menos, ser amigo mais ou menos, namorar mais ou menos, ter fé mais ou menos, e acreditar mais ou menos. Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou menos."

(Chico Xavier)