segunda-feira, abril 07, 2014

PERNA DE PORCO COM MANJERICÃO




Comprei uma fatia de porco da parte da perna, que como sabem aquela gordura grossa que envolve a mesma, para mim é uma bênção. Resolvi fazer no forno a baixa temperatura com manjericão. Num tabuleiro de barro untei com azeite (pincelei), alho moído na altura, e folhas de manjericão rasgadas grosseiramente. Coloquei a peça da carne e voltei a colocar dentes de alho moídos na altura, sal marinho (pouco) pimenta-preta moída na altura, folhas de manjericão rasgadas, polvilhei com um pouco de colorau. Reguei com um pouco de vinho branco. Levei ao forno a 130ºC, durante 2 horas, ao fim desse tempo reguei a carne com o molho que se foi formando, e aumentei o calor do fogão para 200ºC, assim a carne acabou de assar e ficou fantástica ou brutalíssima como o meu provador oficial (filho) disse (receita em rascunho há mais de 1 ano). Servi com umas batatas salteadas e uma salada verde.

P.S. A gordura que untei o tabuleiro, foi a única que usei. Pois a tal «gordura» que envolve a carne para mim é mais que suficiente, além que a própria desapareceu por magia, ficou só o crocante do courato, que como disse anteriormente, para mim é uma bênção.

"Mãe é o tudo que precisamos em todos os momentos e fases da vida, é a mão estendida, o consolo por sabermos estar perto, mesmo quando não está."

(Edna Frigato)


Não podia estar mais em acordo...:(