terça-feira, abril 08, 2014

QUEQUES DE LIMÃO COM SEMENTES DE PAPOILA



Uns queques deste livro fantásticos...



Ingredientes:
-350 g de farinha de trigo
-1 c. de sopa de fermento em pó
-115 g de açúcar branco
-2 c. de sopa de sementes de papoila
-55 g de manteiga
-1 ovo grande batido
-225 ml de leite
-raspa e sumo de um limão

Liguei o forno a 190ºC, e forrei um tabuleiro de 12 queques com formas de papel. Peneirei a farinha e o fermento para uma tigela grande e adicionei o açúcar.
Aqueci uma frigideira de fundo espesso em lume médio-alto e torrei as sementes de papoila durante uns 30 segundos, abanando a frigideira evitando que se queimem. Retirei do lume e juntei à mistura da farinha.
Derreti a manteiga em banho-maria. Coloquei a manteiga numa tigela grande e bati a manteiga arrefecida com o ovo, leite, a raspa e sumo de limão. Deitei a mistura na tigela dos secos e misturei bem até formar uma massa macia e pegajosa. Deitei a mistura com a ajuda de uma colher de sopa nas formas de papel. Levei ao forno já pré-aquecida durante 25 a 30 minutos, ou até crescerem, dourarem e ficar firmes ao toque. Transferi os queques para uma rede metálica para arrefecerem completamente.

"Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tanto, que às vezes, quando lembro, eu me comovo. Pelo que há, mas também por conseguir ver."

(Ana Jácomo)