quinta-feira, maio 01, 2014

FOLAR DE FRUTOS


Um folar que é uma delicia. De uma simplicidade que dói. Na Páscoa quere-se folar na mesa, eu não coloquei na minha mesa, pois só fiz depois da Páscoa. Sou mesmo do contra :). Mas recuso-me a adquirir os folares de compra. Esta Páscoa foi assim um pouco para o complicado, tive a minha filha bastante doente :( duas vindas de médico cá a casa, e por fim uma ida ao meu médico de confiança. Febres muito altas (40ºC.) e mais nenhum sintoma. Exames análises a tudo: e nada. Foi com certeza uma virose (odeio esta palavra e termo) dito pelos 3 médicos. O meu médico de confiança quer continuar, e a filha já tem mais análises para fazer daqui a duas semanas. Apesar de ter passado, mas queremos compreender de onde veio a febre. Daí eu escrever que não tive folar, pois não tive muita vontade de cozinhar, pois o cozinhar para mim é um prazer, mas quando se passa algo com os filhos, eu bloqueio, pode vir tudo para mim, mas nos filhos, não!

Ingredientes massa:

-600 gr. de farinha
-175 gr.de margarina liquidaVaqueiro
-3 ovos
-1,5 decilitros de leite morno
-1 saqueta de fermento Fermipan
-sal q.b.


Ingredientes recheio:

-150 gr. de açúcar moreno (utilizei este da Sores)
-50 gr. de amêndoa granulada
-300 g de fruta cristalizada cortada em cubinho
-margarina liquida Vaqueiro q.b.


Numa tigela coloquei a farinha, uma pitada de sal e o fermento. Juntei o leite morno e envolvi. Juntei a margarina líquida Vaqueiro e os ovos, voltei a envolver até a massa ficar homogénea. A massa fica um pouco pastosa mas é mesmo assim. Tapei a tigela e deixei a massa descansar até duplicar de volume. O que levou 1,30 h. Ao fim desse tempo coloquei a massa na superfície enfarinhada e estiquei com o rolo até fazer um retângulo. Pincelei a massa com a margarina liquida Vaqueiro e polvilhei com o açúcar moreno da Sores. Cobri com as frutas cristalizadas. Enrolei a massa como se enrola uma torta e depois cortei fatias (até preencher a forma) previamente untada e polvilhada com farinha. Depois polvilhei com a amêndoa granulada. Levei ao forno pré-aquecido a 200º C. No meu forno levou 45 minutos até estar num tom loirinho.

       (A Vaqueiro liquida que recebi)

"Solidão prolongada me ensinou a ser exigente. Quando me tornei minha melhor companhia, só me apaixonei por pessoas absolutamente incríveis."
 
(Marla de Queiroz)