quarta-feira, maio 28, 2014

FRUTOS SECOS COM ESPECIARIAS [APERITIVOS]



Quando a minha filha esteve doente e estava com febre o que foi muitas e longas noites, eu estava sempre de vigília. Eu sei que a filha já tem 35 anos, mas continua a ser a minha princesa, tenha a idade que tiver, e o mesmo digo do meu filho. Numa dessas madrugadas, estava a ver a TV num canal de culinária, onde o Jamie Oliver estava  a executar esta receita (ok, a verdadeira), achei interessante. Claro que não escrevi a receita, ficou algo na memória e depois fiz as minhas alterações (teve que ser, pois a memória estava de rastos, o que me lembrava era a clara levemente batida) :). Resolvi usar os frutos que tinha em casa, mas usem a vossa imaginação e reinventem ao vosso gosto, ok?


Numa tigela coloquei amêndoa sem pele inteira, caju sem sal e sementes de girassol. Noutra tigela coloquei 2 c. de (sopa) de açúcar, 1 c. de (chá) de canela, 1 c. de (chá) bem cheia de sal fino, ralei um pouco de noz moscada, 1 c. de (café) de piripiri, 1 pitada de cravinho em pó e usei pimenta rosa. Entretanto bati uma clara de ovo levemente e adicionei na tigela dos frutos secos envolvi muito bem os mesmos. Juntei a mistura das especiarias e voltei a  envolver tudo. Deitei a mistura num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal e levei a forno pré aquecido a 180ºC. No meu forno levou 15 minutos o tempo de secar a aloirar os frutos, entretanto fui sempre mexendo na mistura, para aloirar por igual. Coloquei dentro de frascos de vidro que fecham hermeticamente para não entrar ar e os frutos continuarem sempre secos e crocantes.
 
Notas: Eu gostei, agora a opinião do meu provador oficial (filho) depois digo, pois só hoje é que os frutos vão morar para sua casa :).  Nota dia 29/5/2014: Aprovação do meu filho:) brutalíssimo...
 
"Fico triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor... Magoar alguém é terrível!"

(Chico Xavier)

FACEBOOK