segunda-feira, maio 19, 2014

PAVLOVA COM MOUSSE DE AFER EIGHT


Pavlova é daquelas sobremesas de uma simplicidade que dói! Uma sobremesa que faço muito, para aproveitamento de claras e não só! Desta vez resolvi fazer uma mousse (sem ovos) de chocolate de Afer Eight, um sabor que a filha adora mesmo. :)


Vamos ver como fiz:


Ingredientes do merengue:

-3 claras
-170 g de açúcar
-1 colher de (sobremesa) de vinagre
-1 colher de (sobremesa) de Maizena

Bati as claras em castelo, quando batidas juntei metade do açúcar e voltei a bater até fazer picos. Juntei o resto do açúcar, farinha e o vinagre e envolvi muito bem com a vara de arames sem bater. Untei com manteiga um tabuleiro (daqueles de bolachas/biscoitos, sem laterais) e deitei o merengue no meio. Com uma colher de (sopa) fui espalhando até fazer um circulo. Levei ao forno pré-aquecido a 150ºC, durante 1 hora. Ao fim desse tempo desliguei o forno e deixei o merengue arrefecer dentro do (forno).


fiz um creme de chocolate, estilo uma mousse sem ovos. Numa tigela bati 400 ml de natas, quando estavam quase em chantilly juntei duas colher de sopa de açúcar em pó, continuei a bater, depois juntei duas colher de sopa de cacau (usei Cacao Sampaka) e uma colher de sopa de Kirsch, continuei a bater com a batedeira mais dois minutos. Entretanto derreti em banho-maria uma caixa de chocolate(bombons) de Afer Eight com uma colher de sopa de natas. Quando frio juntei ao preparado anterior, envolvi muito bem e levei a tigela do creme (mousse) ao frigorifico tapada com película aderente durante uma hora mais ou menos, o tempo da Pavlova arrefecer completamente. Deitei por cima e coloquei framboesas, levei ao frigorifico até à hora de servir. Simplesmente brutal.


Nota: Ontem foi o dia World Baking Day. Como tinha recebido o convite da Vaqueiro para o desafio, aceitei, mas nem me preocupou de saber. Pensei que seria só mesmo para alegrar o dia na blogosfera e nas nossas casas com um bolo ou bolos ou bolinhos etc. Assim a Isabel como é muito bem mandado (só às vezes) fiz o bolo coloquei na página da Vaqueiro e na World Baking Day do Facebook. Quando no fim da tarde, vou ao mesmo e tenho várias mensagens (amigas a pedirem para eu colocar um link nos bolos delas) aí percebi, que havia mais algo além de alegrar as nossas casas ou blogosfera. Tansinha (eu) ainda penso que há Pai Natal :). Ok, não carreguei em links de ninguém, sou contra estes concursos que ganha quem tem mais links ("amigos"). Penso que é desafio desleal, pois onde fica a qualidade nisto tudo? Para mim tem que haver alguém que saiba ler receitas, que se perceba que não é saber só ler :) e aí sim já que é concursos (entra quem quer) ganhar o melhor. Ao fim do dia coloquei uma mensagem na página do Facebook do Cozinhar com os Anjos, na altura que acordei (percebi) o significado, fui à página perceber aquilo, e então também percebi que eu não estava na jogada (Graças a Deus) pois não mandei a receita e fotos, não preenchi o que tinha que preencher :) ai Isabelita com a tua distracção até ganhaste. Assim continuo a poder dizer: Não, não pactuo com fantochadas, peço imensas desculpas de ser assim. Mas como sempre disse: só estou cá para me agradar a mim e aos meus filhos. Já sei que vai diminuir os meus "amigos" e "links" no Facebook, tenho pena :) mas passando ao que a minha amiga Sandra escreveu num comentário, e como é a minha maneira de estar na vida: "Dá-me a impressão que a moda dos 'likes' é uma nova forma de alimentar o ego. Como eu estou a tentar 'anular' o EGO, por favor a mim façam 'não gosto', está bem? "


"Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver."

(Dalai Lama)