segunda-feira, junho 23, 2014

CREPE COM GELADO DE CHOCOLATE [OUTRO]


Gelado de chocolate é dos preferidos da filha. Eu sou uma "surtada" por gelados e por chocolate, mas em gelado, é o sabor que menos gosto. Manias, não sei, mas fui sempre assim. Como o filho, já não mora comigo, agora quem fica a ganhar é a Vi, pois faço mais o que ela gosta, o caso deste lanche (para ela serviu de lanche). :) Adora crepes como disse aqui  então com gelado, "é ouro sobre azul". Vamos ver como fiz este.
Ingredientes:
 
-2 gemas de ovo
-1 c. de baunilha líquida
-80 g de açúcar
-125 ml de leite
-80 g de chocolate amargo (Cacao Sampaka) (usem o que vos der mais jeito)
-200 ml de natas
-1 c. de chá de cacau em pó (usei Cacao Sampaka, mas já sabem cada qual usa o que mais gosta ok?)
 
Bati as gemas com o açúcar e baunilha até envolver muito bem. Juntei o leite mexendo com a varinha de arames até estar tudo uniforme. Coloquei a mistura num tacho e levei a lume brando sempre a mexer, até começar a engrossar. Retirei do lume nessa altura e reservei até arrefecer. Derreti o chocolate amargo em banho-maria, juntei ao preparado das gemas e o cacau. Mexi muito bem até envolver tudo. Depois juntei as natas batidas em chantilly  e envolvi. Deitei a mistura na sorveteira a trabalhar. Levou 25 minutos.
 
Notas: Se repararam com atenção na receita eu levei ao lume a cozer as gemas com o açúcar e leite, pois li, vi ou sonhei que no gelado de chocolate, o sabor do mesmo ficava mais acentuado. Ok, na minha ignorância, realmente isto como agora é moda ser chef, é só dicas. Eu não sou nenhuma chef, sou só a Isabel, que ama cozinhar, e a experiencia de fazer gelados já é alguma (a minha 1º sorveteira veio morar comigo há 34 anos, tinha a minha filha 1 ano) dai eu dizer que já tenho alguma experiência e digo: Não enriqueceu em nada o gelado e só!

Mas voltando ao gelado, coloquei o crepe duas bolas de gelado e ganache, depois polvilhei com amêndoa granulada. A acompanhar, foi só para lhe dar uma gracinha :) mergulhei duas bolachas Oreos no ganache de chocolate e polvilhei com pepitas de cores, depois levei ao frigorifico para endurecer rápido. Ok, várias texturas e sabores que a filha agradeceu :)

"O bom gosto é a capacidade de reagir continuamente contra o exagero."
                       
(Hugo von Hofmannsthal)