sexta-feira, junho 13, 2014

LEMON BARS [BARRAS DE LIMÃO]


Como disse aqui, os limões chegaram a minha casa, então várias receitas que estavam em lista de espera, resolvi avançar. Só gosto de fazer este estilos de sobremesas, com limões "caseiros" aqueles de casca grossa e sem brilhos, muito mais feios mas de coração superior.

Ingredientes base de biscoito:

-230g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
-1/2 chávena de açúcar
-2 chávenas de farinha
-1 pitada de sal
-farinha q.b. para polvilhar a banca


Para o creme de limão:

-5 ovos grandes
-1 1/2 chávena de açúcar
-raspa de 3 limões
-1 chávena de sumo de limão
-1/2 chávena de farinha


Para a base de biscoito, bati a manteiga e o açúcar na batedeira até formar um creme leve. Misturei a farinha e o sal. Coloquei a massa sobre uma superfície enfarinhada e formei uma bola. Se a massa estiver a grudar às mãos, coloque um pouco de farinha até desgrudar o que é pouca (polvilhar só umas pitadas. Achatando a massa com as mãos, espalhei-a no fundo da assadeira untada e forrada com papel vegetal (não é preciso o papel, eu é que utilizei), deixando uma borda de 1,5cm nas laterais. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC. à volta de 15 minutos, o tempo de ela aloirar. Deixei esfriar sobre uma rede.

Para o creme de limão:
Com a batedeira bati os ovos, o açúcar, a raspa de limão, o sumo de limão e a farinha de trigo até incorporar tudo. Coloquei sobre a base de biscoito e levei o tabuleiro ao forno pré-aquecido  20 minutos, o tempo de o creme ficar firme, mas já sabem, cada um sabe do seu forno. Deixei esfriar. Cortei em quadrados?! Ok, o mais parecido, pois não medi :) e polvilhei com açúcar em pó.


"Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores."
 
(Khalil Gibran)