sexta-feira, junho 06, 2014

TARTE TATIN [CEREJAS]


"A tarte Tatin (lê-se "tatan") é uma torta de frutas típica francesa, inventada pelas irmãs Stéphanie e Caroline Tatin.
Consiste em uma torta normal de fruta, com a especial particularidade de ser confecionada ao contrário, ou seja: na forma colocam-se as frutas e por cima, derrama-se até cobrir, a massa. Ao desenformar a torta após cozedura no forno, esta fica com as frutas no topo."
(Texto copiado da Wikipédia)


Já fiz aqui a Tarte Tatin, depois improvisei também esta de pêssegos, e agora saiu de cerejas pois é o tempo delas. :)

Ingredientes:
-1 kg de cerejas (descaroçadas)
-80 gr de açúcar (usei açúcar amarelo)
-100 gr de manteiga
-massa folhada (usei fresca do LIDL)

Cobri o fundo de uma forma de tarte sem fundo falso com a manteiga e o açúcar. Por cima coloquei as cerejas. Levei a alourar em lume alto, até o açúcar caramelizar. Cobri as cerejas com uma camada de massa e abri no meio um orifício para facilitar a saída do vapor que se vai formando. Levei a forno muito quente (200º C) até a massa cozer e alourar. Coloquei novamente a forma sobre o lume para derreter o caramelo. Servi a tarte com as cerejas viradas para cima como convém nesta receita.

P.S. Eu sempre fiz as minhas tartes tatin em barro, ou numa de tarte sem fundo falso (são baixas), e sai na perfeição. Vocês improvisem também.

"Se soubéssemos quantas e quantas vezes as nossas palavras são mal interpretadas, haveria muito mais silêncio neste mundo."
(Oscar Wilde)