quinta-feira, junho 05, 2014

TORTA COM RECHEIO LEMON CURD


Resolvi fazer uma torta e rechear com o curd de limão. A torta tinha que ser simples, pois o que ia Reinar seria o Curd. Vamos ver a simplicidade e como fiz.

Bati 4 claras em castelo firme, juntei 100g de açúcar e continuei a bater. Nessa altura juntei as 4 gemas e bati, juntei a 100g de farinha peneirada e envolvi tudo muito bem sem bater. Deitei a mistura num tabuleiro previamente untado e forrado com papel vegetal e de novo untado. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, o tempo de cozer no meu forno foi 15 minutos. Depois da torta cozida deitei-a sobre um pano polvilhado com açúcar em pó. Cobri com o curd de limão e espalhei bem, depois foi enrolar a torta. Cortar as pontas da torta para ficar mais bonita visualmente :) no meu caso deixei essa parte, pois a torta era para levar para casa do filho, e iria com menos duas fatias o que não convinha. :)
lemon curd: Ingredientes:
-6 limões
-6 ovos
-130 g de manteiga sem sal
-500 g de açúcar (utilizei 400 g)

Lavei bem os limões com um esfregão verde:) ah pois, vinham um pouco sujitos. Num tacho coloquei o açúcar, manteiga, raspa dos limões e sumo dos mesmos. Levei ao lume até dissolver tudo. Reservei fora do lume. Numa tigela bati os ovos com a vara de arames, quando bem batidos juntei ao preparado anterior, mas filtrei por uma rede fina. Levei de novo o tacho ao lume sempre a mexer até começar a ferver e engrossar. Deitei o preparado nos frascos esterilizados


P.S. Esta receita retirei dum daqueles fascículos que vinham nas revistas (cor de rosa) que a minha saudosa mãe lia, mas guardava todos para me dar. A receita da torta o recheio era doce de morango, mas como não gosto nem o filho gosta desses recheios em tortas resolvi rechear com o curd de limão e que ficou brutal.

"Sonhos determinam o que você quer. Acção determina o que você conquista."

(Aldo Novak)