sexta-feira, setembro 26, 2014

FOFOS [DE BELAS]


Fofos de Belas desde que me conheço por gente lembro-me de comer sempre tal iguaria. O meu saudoso pai, não havia semana que não fosse a Belas buscar os tão afamados fofos de Belas. Mais tarde quando íamos a casa do C.M. em Belas lá se comia os fofos, era, é, uma delicia, apesar de talvez há uns 10 anos não comer tal iguaria, não vou para aqueles lados, quando morava na Amadora até era capaz de ir comprar, agora desde que me mudei para a Charneca de Caparica tornei-me preguiçosa. :) Mas isto tudo para quê? Estava a ler (sim, eu leio os meus livros de cozinha) o meu livro de Pantagruel quando os meus olhos batem na receita dos fofos com creme. Ao ler a receita lembrei-me logo das minhas memórias de infância. Li a receita e faltava-me as ditas formas dos fofos, agarrar no carro para ir comprar, não me apetecia. Lembrei-me de colocar a massa num tabuleiro untado e forrado com papel vegetal e depois cortar com o corta redondo. Ah, pois já a minha avó dizia:" mulher enrascada é pior que uma barata de pernas para o ar" :) "enrascada" ? Nunca fui dessas mulheres. :) Então vamos lá à receita.

Ingredientes massa:
-250 g de açúcar
-200 g de farinha de batata
-3 c. de chá cheias de farinha de trigo
-2 c. de chá de fermento em pó
-5 ovos
Bati as gemas com o açúcar até ficar uma mistura esbranquiçada. Juntei as farinhas peneiradas com o fermento e por fim as claras batidas em castelo firme, mexendo levemente só mesmo para envolver. Deitei a massa num tabuleiro untado e forrado com papel-vegetal e levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, até cozer o que foi rápido (teste do palito). Retirei o tabuleiro do forno e polvilhei com açúcar. Depois de frio desenformei e com o corta redondo cortei rodelas. Abri ao meio e recheei com o creme de pasteleiro. Uni e polvilhei com açúcar em pó. Deu 10 fofos se fosse em formas dava uns 14 pois desperdiça-se bolo que sobra dos cantos e afins (cá em casa não se desperdiçou pois a filha juntou a cada bocadinho de bolo um pouco de creme e ups) ;)


Creme pasteleiro da receita do livro Pantagruel:
-130 g de farinha
-150 g de açúcar
-1/2 L de leite
-4 ovos
-1 pitada de sal
-baunilha
Desfiz a farinha num pouco de leite frio, levei o tacho ao lume em banho-maria, batendo sempre com a vara de arames, juntei os ovos um a um batendo sempre entre cada adição. Depois uma pitada de sal outra de baunilha (usei liquida) e o resto do leite com o açúcar. Bati até começar a ficar espumoso.

Notas: o creme de pasteleiro fiz antes e reservei.

P.S. O meu provador oficial (filho) gostou. :) O sabor estava lá. 

                        (Aros para empratar a medida do meio serviu como cortador dos fofos)

"Todos nós temos nossas máquinas do tempo. Algumas nos levam pra trás, são chamadas de memórias. Outras nos levam para frente, são chamadas sonhos."

(Jeremy Irons)