sexta-feira, setembro 05, 2014

HAMBURGUER DE FRANGO E PERU EM BOLO DO CACO




Os meus filhos adoram hambúrgueres, fora de casa comem de todas as marcas e qualidades. Em casa tento fazer com carne de qualidade, peço na altura para passar pela máquina a carne escolhida  sem nervos e gorduras. O filho já não mora comigo, mas a filha  sim, e continua a gostar, e não posso deixar de fazer. Resolvi fazer hambúrguer de carne de frango e peru. Vamos ver como fiz.




Ingredientes:
-bolo do caco
-1 peito de frango
-1 bife de peru grosso
-1 1/2 cebola
-salsa picada
-sal marinho
-pimenta preta moída na altura
-1 c. de sopa de pão ralado
-azeite virgem
-2 c. de sopa de manteiga
-2 c. de sopa de vinagre balsâmico

Mandei picar um peito de frango limpo de gorduras e nervos (tem pouco, mas tem) e uma tira (bife) de peru sem os ditos também. Numa tigela coloquei as carnes cebola finamente picada, salsa picada, temperei com sal marinho e pimenta-preta moída na hora, envolvi tudo muito bem. Juntei 1 c. de sobremesa de pão-ralado para ajudar a moldar o hambúrguer. Reguei com um fio de azeite e embrulhei em papel-vegetal. Reservei 1 hora. Numa frigideira coloquei uma cebola cortada às rodelas, 2 c. de sopa de manteiga e deixei a cebola cozinhar até ficar translúcida, nessa altura juntei 1 c. de sopa de azeite e envolvi bem. Juntei o hambúrguer e deixei cozinhar em lume brando, primeiro de um lado e depois de outro. Quando cozinhado (com carnes brancas cozinho bem, se for com carnes vermelhas gostamos de mal cozinhados). Retiro o hambúrguer e junto ao molho o vinagre balsâmico em lume alto deixo reduzir. Junto o hambúrguer para tomar e harmonizar sabores. Abri o bolo de caco ao meio e aqueci o mesmo num grelhador. Coloquei uma parte no prato e coloquei 1 c. de sopa de molho por cima do bolo do caco, coloquei alface, hambúrguer, tomates cerejas abertos ao meio e a cebola. Molhei a parte de cima do bolo de caco com o molho e coloquei a tapar o hambúrguer.

Nota: O pão-ralado serve para ajudar a moldar o hambúrguer pois sendo de carnes brancas como sabem a carne pegasse às mãos com a ajuda do dito isso já não acontece, na carne de vaca ou porco não utilizo. Ah, e mete-me um pouco de confusão aqueles hambúrgueres já feitos que se vendem nos superes, mas claro, se quiserem utilizar desses cada um sabe de si. O bolo do caco, desde que se vende aqui, é visita assídua de minha casa.




"Se algumas pessoas se afastarem de você, não fique triste, isso é resposta da oração: “livrai-me de todo mal, amém."

(Caio Fernando Abreu)

P.S. Nem mais😎