segunda-feira, setembro 08, 2014

PAVLOVA TIRAMISÙ



Como já tenho dito, claras tenho sempre congeladas. Retirei duas caixas da arca (coloco sempre em caixas pequenas 3 claras, assim sei sempre a quantidade e se preciso é descongelar uma, duas ou mais caixas). Resolvi fazer uma sobremesa com dois sabores ou seja: "dois em um" que ficou simplesmente de outra dimensão. Pavlovas tenho aqui várias. Tiramisù também tenho aqui os tradicionais. Desta vez apeteceu-me ousar, e sim, a vida é mesmo para quem ousa. :) Vamos ver como fiz.

Tiramisú, que literalmente quer dizer em italiano «levanta-me», é uma sobremesa que se costuma fazer com savoiardi (biscoitos de soletilla) (nós fazemos com palitos de la reine) molhados em café e marsala (licor italiano) e sobrepostos depois em camadas com mascarpone.


Ingredientes do merengue:
-6 claras
-270 g de açúcar
-1 colher de (sopa) de vinagre
-1 colher de (sopa) de Maizena

Bati as claras em castelo, quando batidas juntei metade do açúcar e voltei a bater até fazer picos. Juntei o resto do açúcar, Maizena e o vinagre e envolvi muito bem com a vara de arames sem bater. Untei com manteiga dois tabuleiros. Coloquei o merengue no meio dos tabuleiros. Com uma colher de (sopa) fui espalhando até fazer um circulo. Levei ao forno pré-aquecido a 150ºC, durante 1 hora. Ao fim desse tempo desliguei. A meio da cozedura como fiz duas pavlovas troquei as posições dos tabuleiros, o que estava em cima passou para baixo e o inverso.


Recheio de café: 
 -2 colheres de café de café instantâneo granulado
-2 colheres de sobremesa de água quente
-400 ml de natas para bater
-250 g de queijo mascarpone
-60 ml de licor de café
Misturei o café e a água numa chávena, mexi até o granulado se dissolver. Com a batedeira bati as natas até que ficassem firmes. Juntei a mistura de café e o queijo mascarpone previamente batido e o licor, bati tudo muito bem até estar tudo incorporado.

Montagem: Num prato coloquei um disco de merengue. Cobri com o recheio de café e ralei chocolate preto (Cacao Sampanka) por cima abundantemente. Coloquei o outro disco por cima do recheio e voltei a colocar o resto do recheio de café, ralei chocolate. Servir frio.

A maior aventura de um ser humano é viajar,
E a maior viagem que alguém pode empreender
É para dentro de si mesmo.
E o modo mais emocionante de realizá-la é ler um livro,
Pois um livro revela que a vida é o maior de todos os livros,
Mas é pouco útil para quem não souber ler nas entrelinhas
E descobrir o que as palavras não disseram...

(Augusto Cury)