quarta-feira, outubro 22, 2014

BISCOITOS DE CHOCOLATE


Já sabem, todas as semanas faço duas receitas de biscoitos, cookies ou bolachas para  o filho ter na sua casa. Daí o Cozinhar com os Anjos estar tão "fértil" de receitas dos mesmos. :) Segue para bingo (receita).


Esta receita saltou desta grande pérola, só não utilizei as nozes, pois os biscoitos foram para o filho, e há alturas que ele não pode comer ananás ou nozes, pois fica com aftas, e estava numa dessas alturas. Vamos então à receita eu vou passar tal e qual está no livro, mas já sabem não utilizei as nozes que pede a receita. Uma receita que estava em rascunho há um tempinho.:) Eu tenho que fazer uma pausa na cozinha, pois o que tenho em rascunho dava para alimentar o blog pelo menos 1 mês no mínimo.


Ingredientes:

-175 g de chocolate cortado
-60 g de margarina (usei manteiga sem sal)
-175 g de farinha
-3/4 de c. de (chá) de fermento em pó
-1 pitada de sal
-2 ovos grandes
-150 g de açúcar
-1 c. de (chá) de extrato de baunilha
-125 g de nozes aos bocados (não usei)
-60 g de açúcar em pó

Preparação:

Derreti o chocolate com a manteiga em banho-maria. Retirei do lume e deixei arrefecer um pouco. Numa tigela, juntei a farinha, o fermento em pó e sal. Noutra tigela bati os ovos com o açúcar com a batedeira durante 2 minutos o tempo da mistura ficar esbranquiçada. Reduzir a velocidade e juntar o chocolate derretido e a baunilha. Adicionei a mistura dos secos e continuei a bater até ficar tudo bem envolvido, depois juntar as nozes (não juntei). Levei a tigela ao frigorífico durante duas horas. Pré-aquecer o forno a 160ºC. Forrei os tabuleiros com papel vegetal. Coloquei o açúcar em pó numa tigela. Fiz bolinhas com a massa, e passei pelo açúcar em pó rolando. Coloquei nos tabuleiros e pressionei os biscoitos com o dedo. Levei os tabuleiros ao forno durantes 12-15 minutos até as beiras estarem firmes mas o centro ainda mole. Deixei arrefecer um pouco nos tabuleiros depois transferi para as redes para arrefecerem completamente.

Nota: Estes biscoitos mesmo depois de estar no frigorífico a massa fica mole, não se preocupem é assim mesmo. Eu para fazer os biscoitos utilizei uma colher de sobremesa para retirar a massa, e colocava a mesma na tigela com o açúcar em pó, aí sim com as mãos dei-lhe a forma bola, é mesmo o açúcar em pó que ajuda a moldar, sem ficarmos com a massa agarrada às mãos. Deixem um espaço entre os biscoitos pois ao cozerem alastram bastante. Deu 40 biscoitos.

"A vida já é curta, mas nós tornamo-la ainda mais curta, desperdiçando tempo."
 
(Victor Hugo)