quinta-feira, novembro 20, 2014

BOLACHAS DE CHOCOLATE



Mais uma receita de bolachas de chocolate, para juntar às outras receitas que existem no blog. O que já é muitas. Chocolate, ingrediente que eu e filhos adoramos.:) Eu que pensava que eram só alguns animais que estavam em vias de extinção, não, o chocolate daqui a duas décadas também dizem que está. Ok, daqui a 20 anos dizem que vai estar tão caro como o caviar. :( Caviar? Não gosto, a 1º vez que comi há 22 anos atrás pensei: Mas é esta iguaria que falam maravilhas e custa uma fortuna? Ok, não perco nada. :) Agora com o chocolate, a conversa é outra. Apesar que não me doa as costas, que estar a pensar daqui a 20 anos. Sofrer por antecipação, não é de todo a minha maneira de caminhar na vida. Quando chegar lá (se chegar) logo resolvo a situação. Deixar de comer chocolate é que nunquinha. :)


Ingredientes:

-300 g de chocolate negro (70% cacau) partido grosseiramente
-150 ml de natas
-200 g de açúcar amarelo
-100 g de manteiga
-190 g de farinha
-2 ovos
-60 g de cacau
-1 pitada de sal
-1 c. de chá de bicarbonato de sódio


Primeiro fiz um ganache com as natas e 200 g de chocolate. Reservei até arrefecer. Bati a manteiga com o açúcar, juntei os ovos um a um sempre a bater. Adicionei os secos e envolvi. Juntei o ganache e as 100 g de chocolate partido, envolvi delicadamente. Coloquei montinhos de massa em tabuleiros forrados com papel vegetal com a ajuda de uma colher de gelados espaçados uns dos outros. Levei a cozer ao forno pré-aquecido a 180ºC. É "vapt-vupt". No meu forno levou 12 minutos.
 
"Nunca tenha certeza de nada, porque a sabedoria começa com a dúvida."
 
(Sigmund Freud)